“QUESTÃO SOCIAL” E O FETICHE DA “EXCLUSÃO SOCIAL”: DESAFIOS TEÓRICO-POLÍTICOS AO SERVIÇO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p158-172Abstract
O presente artigo busca problematizar quais as implicações do conceito de “exclusão social” para a apreensão da “questão social”, e seus desdobramentos teórico-políticos para o Serviço Social, no cenário atual. Para esse intento, valemo-nos de uma revisão bibliográfica, com base na perspectiva crítico-dialética, apontando as principais nuances que contornam o debate e suas implicações. Ao realizarmos tal discussão, concluímos que mais do que um novo conceito a ser incorporado no conjunto de abordagens teórico-metodológicas da profissão, a noção de “exclusão social”, pode constituir-se como um fetiche que vela as principais determinações que configuram a “questão social”, nos marcos da crise estrutural do capital, implicando em desafios à profissão na afirmação de um projeto de inspiração crítica.
Downloads
References
ABREU, H. Para além dos direitos: cidadania e hegemonia no mundo moderno. Rio de Janeiro: UFRJ, 2008.
BOSCHETTI, I. Assistência social e trabalho no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2016.
BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Miséria (MDS), 2004.
CASTELO, R. O social-liberalismo: uma ideologia neoliberal para a “questão social” no século XXI. Tese de Doutorado. PPGSS-UFRJ, Rio de Janeiro, 2011.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.
G1 Notícias. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/31/desemprego-fica-em-116-em dezembro-diz-ibge.ghtml. Acesso em fevereiro de 2019.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Volume 1. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho; Co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2013.
IAMAMOTO, M. V; CARVALHO, R. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 1982.
IAMAMOTO, M. V. Questão social no capitalismo. Revista Temporalis – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2. Nº 3 (jan/jul.2001). Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.
_____. As dimensões etico-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social Contemporâneo In: MOTA, A, E. et ali (org). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. 4ed. Rio de Janeiro: Cortez, 2009.
ONU. Disponível e: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em 20 de fevereiro de 2019.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. La prevención de las enfermidades profesionales. 1ª ed. Genebra: OIT; 2013.
MANDEL, E. A Crise do Capital – os fatos e sua interpretação marxista. São Paulo: Ed. Ensaios, 1990.
MARANHÃO, C. H. “Acumulação, Trabalho e Superpopulação: crítica ao conceito de exclusão social“. In: MOTTA, Ana Elizabete (org.). O mito da assistência social: ensaios sobre Estado, política e sociedade. São Paulo: Cortez, 2010.
MARX, K. Sobre a Questão Judaica. Inclui as cartas de Marx a Ruge publicadas nos Anais Franco-Alemães. Boitempo Editorial, São Paulo. 2010.
_____. O Capital. Crítica da Economia Política. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013.
MÉSZÁROS, I. Para além do Capital. Rumo a uma teoria de transição. São Paulo, Boitempo, 2009.
MONTAÑO, C. Terceiro setor e questão social – crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2002.
MOTA, A. E. Questão Social e Serviço Social. In.: O Mito da Assistência Social: ensaios sobre Estado, política e sociedade. São Paulo: Ed. Cortez, 2010.
NETTO, J. P. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1992
_____. Cinco notas a propósito da “questão social”. Revista Temporalis – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2. Nº 3 (jan/jul.2001). Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.
_____. Capitalismo e Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2005.
OXFAM. País Estagnado – um retrato das desigualdades brasileiras. São Paulo: OXFAM, 2018.
_____. Bem público ou riqueza privada? São Paulo: OXFAM, 2019.
PASTORINI, A. A categoria “questão social” em debate. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, J. “Questão Social”: particularidades no Brasil. São Paulo: Cortez, 3ª reimpressão, 2012.
SANTOS, P. R. F. dos. Dos limites da cidadania crítica à crítica dos limites da cidadania – perspectivas teóricas e projetos políticos em disputa no Serviço Social Brasileiro. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
SIQUEIRA, L. de S. Pobreza e serviço social: diferentes concepções e compromissos políticos. (Tese). Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Temporalis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.