COVID-19 E PÓS- GRADUAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n44p223-236Abstract
O presente artigo parte de um breve estudo bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa, com o objetivo de realizar uma análise sobre os desafios impostos a partir do sucateamento das universidades públicas no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia de Covid-19. A partir das contribuições apresentadas por intelectuais que fundamentam as suas reflexões por meio do referencial crítico- dialético, os estudos aqui propostos visam denunciar as principais medidas adotadas pelos grandes oligopólios privados da educação superior, assim como das suas consequências provocadas no âmbito dos cursos de graduação e de pós- graduação (stricto -sensu e lato sensu). Destarte, também faz-se necessário considerar as determinações contraditórias inauguradas pela atual gestão genocida, negacionista e ultraconservadora que influenciam diretamente o processo de construção do conhecimento crítico, no desenvolvimento de pesquisas e na manutenção dos espaços das universidades públicas diante da adoção da modalidade de ensino remoto.