PENSAMENTO PÓS-MODERNO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n31p219-236

Resumen

O Serviço Social vem desenvolvendo discussões a respeito do pensamento pós-moderno, balizadas pelos que acreditam na importância de se tomar novos aportes teóricos para explicar as expressões da questão social e pelos que defendem que a utilização das ideias dos autores pós-modernos gera a deslegitimação da direção ético-política do projeto profissional ou a disputa pela hegemonia no interior deste projeto. Este trabalho corresponde a alguns aspectos das considerações teóricas realizadas em nossa dissertação de mestrado e objetiva apresentar os posicionamentos da literatura sobre a influência e a presença do pensamento pós-moderno no Serviço Social. Consoante a análise teórica, notamos que estes posicionamentos descrevem o pensamento pós-moderno como uma demonstração do neoconservadorismo profissional, ofensivo para o projeto ético-político do Serviço Social de teor marxista.

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Biografía del autor/a

Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo, Universidade Estadual do Ceará.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará. Estudante do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará. Membro do Laboratório de Pesquisas e Estudos em Serviço Social da UECE (LAPESS/UECE).

Cristiane Maria Marinho, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Pós-doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará. 

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Publicado

13-02-2017

Cómo citar

Araujo, Y. M. R. de, & Marinho, C. M. (2017). PENSAMENTO PÓS-MODERNO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL. Temporalis, 16(31), 219–236. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n31p219-236