Ensino à distância e suas implicações para a formação dos assistentes sociais: uma reflexão dos cursos EAD no Estado de Pernambuco

Autores/as

  • Tatianne Amanda Bezerra da Silva Mestranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco e bolsista pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco. http://orcid.org/0000-0002-4296-1219
  • Josinês Barbosa Rabelo Assistente Social da Prefeitura Municipal do Recife e doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2017v17n33p103-140

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar os elementos acerca da realidade da modalidade de ensino à distância no estado de Pernambuco, utilizando-se para tanto de documentos e dados disponibilizados pelo Conselho Regional de Serviço Social – 4ª Região recolhidos em seu processo de fiscalização do exercício profissional de Assistentes Sociais. A fim de enriquecer e aprofundar a pesquisa, utilizamos também a técnica de entrevista com 2 (duas) assistentes sociais que atuam no CRESS – PE, tendo em vista que são compostas de narrativas das situações vividas pelas profissionais nos processos de fiscalização realizados pelo referido conselho, complementando os dados coletados acerca do EaD e apresentando a incompatibilidade da educação a distância com a formação profissional em Serviço Social.  

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Biografía del autor/a

Tatianne Amanda Bezerra da Silva, Mestranda em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco e bolsista pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) da Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Possui graduação em Serviço Social pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (2014), tendo obtido láurea acadêmica. Interessa-se por estudos nas áreas de Estado, Trabalho e Políticas de Ensino Superior.

Josinês Barbosa Rabelo, Assistente Social da Prefeitura Municipal do Recife e doutora em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco.

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de Recife. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: participação, cidadania, políticas públicas, desenvolvimento e meio ambiente.

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Publicado

18-09-2017

Cómo citar

Silva, T. A. B. da, & Rabelo, J. B. (2017). Ensino à distância e suas implicações para a formação dos assistentes sociais: uma reflexão dos cursos EAD no Estado de Pernambuco. Temporalis, 17(33), 103–140. https://doi.org/10.22422/temporalis.2017v17n33p103-140