DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: PARA ALÉM DO GÊNERO E DO PATRIARCADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n40p201-214

Resumen

Em Divisão Sexual do Trabalho: para além do gênero e do patriarcado, se desenvolve em meio a conjuntura política, social e econômica do Brasil hodierno, estruturado pelos pilares do capital, da opressão, da violência e da desigualdade. Em uma sociedade omissa e hierarquizada, problematizamos a divisão sexual do trabalho com o objetivo de conhecermos os limites e as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho formal para mulheres, enfatizando as mulheres trans. Em termos teórico e metodológicos, em uma perspectiva interdisciplinar entre o Serviço Social e o Direito, nos valeremos do método dialético, o qual nos fornecerá os subsídios necessários para uma interpretação dinâmica e totalizante da realidade. Sendo assim, realizaremos um estudo exploratório, com uma abordagem exclusivamente qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica. Neste interim, pretendemos obter respostas e diretrizes capazes de nortear os profissionais responsáveis a fim de proporcionar a inclusão social e minimizar o preconceito, a opressão e a violência. Por fim, percebemos ser imprescindível que toda a sociedade se envolva, se responsabilize e desconstrua o próprio padrão de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nayara Hakime Dutra, Universidade Estadual Paulista

Assistente Social. Pós Doutora em Serviço Social. Professora Assistente Doutora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual Paulista, campus de Franca-SP.

Publicado

11-01-2021

Cómo citar

Vicentini Julião, H., & Hakime Dutra, N. . (2021). DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: PARA ALÉM DO GÊNERO E DO PATRIARCADO. Temporalis, 20(40), 201–214. https://doi.org/10.22422/temporalis.2020v20n40p201-214