QUESTÃO SOCIAL E SUA PARTICULARIDADE NO BRASIL: IMBRICAÇÃO ENTRE PATRIARCADO-RACISMO-CAPITALISMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p77-93

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar a questão social no Brasil a partir do reconhecimento e defesa da imbricação entre patriarcado, racismo e capitalismo na particularidade da formação social, econômica e política do país. Dessa forma, faz um apanhado histórico-teórico sobre as principais elaborações sobre o significado da questão social na produção do Serviço Social, enfatizando aquelas vinculadas a tradição marxista, que expressam a tendência teórica hegemônica sobre o referido tema. E, em seguida, traça elementos históricos-econômicos que explicam o patriarcado e o racismo como componentes estruturais da questão social na formação social brasileira, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de indicadores sociais que confirmam a tese nele defendida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Gomes da Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela UERJ. Docente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil).

Josiley Carrijo Rafael, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Assistente Social. Doutorado em Serviço Social. Professor do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social (UFMT).

Publicado

31-12-2021

Cómo citar

Costa, R. G. da, & Carrijo Rafael, J. (2021). QUESTÃO SOCIAL E SUA PARTICULARIDADE NO BRASIL: IMBRICAÇÃO ENTRE PATRIARCADO-RACISMO-CAPITALISMO. Temporalis, 21(42), 77–93. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p77-93