DIRETRIZES CURRICULARES E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE QUESTÕES AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p277-292Resumen
Este artigo apresenta o acúmulo de saberes engendrados desde 2010 pelo Grupo Temático de Pesquisa Questões Agrária, Urbana e Ambiental e Serviço Social (GTP QAUASS) da ABEPSS. As informações inseridas neste trabalho foram coligidas junto a produção bibliográfica, que fundamentam a formação e o trabalho em Serviço Social, e em relatórios das gestões ABEPSS. O artigo relata a trajetória histórica e acúmulo dos debates sobre as questões agrária/urbana/ambiental, seus avanços e limites na implementação da DC. Na perspectiva de ajustar o foco da análise, delimita-se a questão central do campo de estudos e contribuição do GTP: as expressões da questão social que vigoram na conjuntura atual e configuram a problematização histórica e espacial geradas pela dinâmica capitalista na formação social brasileira, a partir das relações sociais estruturantes e reprodutoras dos espaços agrário/urbano/ambiental e dos sujeitos históricos, concretos e diversos. Igualmente, identifica e problematiza lacunas e desafios para adoção das questões agrária/urbana/ambiental, sob perspectiva transversal na implementação dos núcleos de fundamentação das DC, como totalidade que se expressa no movimento dialético e histórico das contradições universais/particulares/singulares na formação social brasileira.