QUESTÃO SOCIAL E LUTAS SOCIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES DO SERVIÇO SOCIAL

Autores/as

  • Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Movimentos Sociais e Serviço Social Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
  • Kátia I. Marro Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Beatriz Abramides Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Maria Clariça Ribeiro Guimarães Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Maria Raimunda Penha Soares Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Maria Terersa dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Vanda Micheli Burginski Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p261-276

Resumen

O artigo trata do debate das lutas sociais nas diretrizes curriculares do Serviço Social, tomando como referência a compreensão da questão social como eixo estruturante da formação profissional. Objetiva dar visibilidade aos conflitos e resistências presentes na configuração da questão social no Brasil e, para tanto, recorre a reflexões teórico-analíticas construídas a partir de revisão bibliográfica e documental, valendo-se especialmente de relatórios e materiais que em seu conjunto expressam o acúmulo até então produzido pelo GTP Movimentos Sociais e Serviço Social da Abepss. Argumenta, assim, que os movimentos e lutas das classes subalternas constituem fontes imprescindíveis para a compreensão dos fundamentos da questão social e de suas expressões contemporâneas, concluindo pelo reconhecimento do seu lugar estratégico na formação profissional em Serviço Social. 

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Biografía del autor/a

Kátia I. Marro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Associada do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/CURO, Rio das Ostras, Brasil).

Maria Beatriz Abramides, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (PUCSP, São Paulo, Brasil).

Maria Clariça Ribeiro Guimarães, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Assistente Social. Mestra em Serviço Social. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFRJ. Professora da Universidade Federal de Campina Grande. (UFCG, Campina Grande, Brasil).

Maria Raimunda Penha Soares, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Associada do Curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF/CURO, Rio das Ostras, Brasil).

Maria Terersa dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Vanda Micheli Burginski, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Assistente Social. Doutora em Política Social. Professora adjunta do Curso e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins (UFT, Campus Miracema, Brasil).

Publicado

31-12-2021

Cómo citar

Grupo Temático de Pesquisa da ABEPSS Movimentos Sociais e Serviço Social, Marro, K. I., Abramides, M. B., Guimarães, M. C. R., Soares, M. R. P. ., Santos, M. T. dos, & Burginski, V. M. . (2021). QUESTÃO SOCIAL E LUTAS SOCIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES DO SERVIÇO SOCIAL. Temporalis, 21(42), 261–276. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p261-276