REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DEPENDÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n45p169-184

Resumen

O presente texto traz como objeto de análise a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017). A referida lei foi promulgada em um contexto histórico em que ocorre a intensificação da precarização das relações trabalhistas e das políticas de proteção social. O objetivo é evidenciar as interseções sobre a formação da força de trabalho em uma conjuntura político-econômica regressiva, caracterizada por relações de dependência do capitalismo brasileiro. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica a partir do desenvolvimento de uma análise teórico-conceitual da literatura e dos instrumentos jurídicos que normatizam a educação brasileira. O artigo está organizado numa apresentação inicial sobre os argumentos que embasam a reforma do ensino médio, seguido de duas seções que balizam a discussão sobre a precarização do mundo do trabalho e da dependência como condição estrutural da economia brasileira; a seguir, foi abordada como o rebaixamento da formação da força de trabalho está relacionada à própria conjuntura histórica de adequação da economia brasileira ao capitalismo contemporâneo. O trabalho elucida que a reforma do ensino médio representa uma materialização da ofensiva do capital sobre o trabalho, a partir da formação de uma juventude, em sua maioria na escola pública, que tenha como parâmetro relações de trabalho precárias e que preconize o autoengajamento em ações de empreendedorismo como forma de subsistência.

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Biografía del autor/a

Pâmella Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Estudante. Bacharela em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil) e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil). Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: pamellatmpsouza@gmail.com

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pedagogo. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). Docente na Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil). E-mail: brunogawry@gmail.com

Publicado

01-07-2023

Cómo citar

Souza, P., & Gawryszewski, B. (2023). REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DEPENDÊNCIA. Temporalis, 23(45), 169–184. https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n45p169-184