Impactos do ensino remoto emergencial na formação em serviço social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p291-306

Palabras clave:

Ensino remoto emergencial, Formação em Serviço Social, Ensino Superior

Resumen

O artigo aborda o ensino remoto emergencial na área do Serviço Social que foi adotado como medida emergencial em todo o ensino superior brasileiro, em face da pandemia da Covid-19, no ano de 2020. Está alicerçado em uma pesquisa bibliográfica e documental, realizada entre os anos de 2021 e 2023, que objetivou refletir sobre o contexto, as concepções, as configurações e os impactos dessa modalidade de ensino na formação de assistentes sociais. Os resultados da pesquisa que são compartilhados, parcialmente, neste texto apontam para severos impactos no ensino superior e, logo, na profissão. Eles se traduzem num retrocesso na política de educação superior do país, expressa por uma visão reducionista e utilitarista do ensino; ao mesmo tempo, anunciam a assunção da modalidade híbrida no pós-pandemia e a ampliação, ainda maior, da fatia privada no setor. Como primeiras repercussões desse processo se verificam novos contornos na geografia da formação na área, com destaque para o esvaziamento/fechamento dos cursos presenciais privados, a intensificação e precarização do trabalho. No seu conjunto, tais elementos se constituem em uma agenda premente para a categoria profissional e para a sociedade como um todo, posto que se trata do projeto de educação superior em disputa nestes tempos de “um novo normal”.

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Biografía del autor/a

Ana Lúcia Suárez Maciel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil). Consultora em Gestão Social na Empresa de Consultoria Organizacional Sinergia (SINERGIA, Porto Alegre, Brasil). E-mail: alsmaciel@gmail.com

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Publicado

25-06-2024

Cómo citar

Suárez Maciel, A. L. (2024). Impactos do ensino remoto emergencial na formação em serviço social. Temporalis, 24(47), 291–306. https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p291-306