O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL

Autores/as

  • Alzira Maria Baptista Lewgoy Universidade Federal do Rio grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p63-90

Resumen

Este artigo é produto da exposição do Módulo VI “O Estágio Supervisionado em Serviço Social”, do Curso de Atualização “As Diretrizes Curriculares e o Projeto de Formação Profissional de Serviço Social (Abepss Itinerante)”. Apresenta-se como elementos introdutórios as ideias construtoras do planejamento coletivo deste módulo, cujo produto resultou na elaboração de um programa constituído de ementa, objetivos e conteúdo programático. Nele, contextualiza--se a conjuntura sócio-histórica e política da formação em Serviço Social e as tensões presentes na relação entre formação e mercado de trabalho. Além disso, são abordados os instrumentos normativos do estágio supervisionado, fruto de trabalho coletivo e de acúmulo político profissional do Serviço Social brasileiro, apontando sua direção teórica, ética e política. Neste percurso, apresenta-se o debate sobre o estágio supervisionado no que se refere aos desafios e às estratégias para a articulação entre formação e exercício profissional. Conclui-se, portanto, que o produto deste módulo situa-se no campo dos estudos sobre o estágio supervisionado, afinado no horizonte social e ético-político do projeto profissional no sentido de socialização e de apropriação coletiva de um saber que, alicerçado nas dimensões da competência profissional (ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa) faça sentido, diferença e consequência no cotidiano da formação e do exercício profissional.

 Palavras-Chave: Formação Profissional, Estágio Supervisionado, Serviço Social.

 

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Biografía del autor/a

Alzira Maria Baptista Lewgoy, Universidade Federal do Rio grande do Sul - UFRGS

Professora Adjunta do Curso de Serviço Social - UFRGS

Publicado

13-02-2017

Cómo citar

Lewgoy, A. M. B. (2017). O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL. Temporalis, 13(25), 63–90. https://doi.org/10.22422/2238-1856.2013v13n25p63-90