PRESSUPOSTOS PARA UMA ANÁLISE HISTÓRICO-ESTRUTURAL DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL

Autores

  • Cristiane Luiza Sabino de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Heloísa Teles Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p44-61

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar elementos para uma análise histórico-estrutural da formação social brasileira. Busca-se evidenciar os fundamentos constitutivos da acumulação do capital, no contexto do capitalismo dependente, e as contradições expressas na luta de classes, considerando seus ritmos, formas, temporalidades próprias e sua conexão com a totalidade da reprodução global do capital. A conexão supracitada é entendida como possível para se localizar as particularidades do que se apresenta como questão social e suas expressões. As reflexões se encontram alicerçadas no materialismo histórico-dialético e levam em conta os percursos teórico-metodológicos e ético-políticos que moveram o Serviço Social brasileiro para a constituição de novos sentidos e valores anticonservadores, materializados no atual Projeto Ético Político. As sínteses apresentadas resultam de estudos, questionamentos e reflexões coletivas, provocadas pela necessidade de superar as dificuldades no entendimento, tanto da essência dos processos, que o termo questão social pretende designar, quanto da sua apreensão como objeto de trabalho dos assistentes sociais. Sem o intento de trazer respostas prontas, o artigo apresenta uma perspectiva teórico-metodológica para o estudo histórico-estrutural dos fundamentos da questão social no Brasil. Para tanto, expõem-se como categorias teóricas: terra, trabalho, Estado, luta de classes, racismo estrutural e sexismo. Assim, essas categorias se constituem como chaves analíticas, conexas e imprescindíveis. O intuito é contribuir para a reivindicada superação do debate mais abstrato e conceitual, para decifrar a realidade concreta, nas suas complexas e particulares determinações, em relação a totalidade da reprodução global do capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Luiza Sabino de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Heloísa Teles, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. (UFSC, Florianópolis, Brasil).

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Sabino de Souza, C. L. ., & Teles, H. (2021). PRESSUPOSTOS PARA UMA ANÁLISE HISTÓRICO-ESTRUTURAL DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL. Temporalis, 21(42), 44–61. https://doi.org/10.22422/temporalis.2021v21n42p44-61