MULHERES AVÁ-GUARANI NA UNIVERSIDADE: PERCURSOS DE RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p239-256

Resumo

Este trabalho é resultado da parceria entre as sínteses conclusivas do mestrado de uma pesquisadora Kaingang em co-autoria com um pesquisador não indígena. Reflete parte da narrativa da autora enquanto mulher, mãe e pesquisadora, dialogando com vivências das mulheres Avá-Guarani acadêmicas e egressas da educação superior, no processo de resistência política e no espaço da universidade. Associando intimamente a questão indígena à questão social no Brasil, analisamos a emergência e a expansão do movimento indígena, principalmente da participação das mulheres indígenas como expressão da luta histórica de resistência dos povos indígenas no país. Evidenciamos também a emergência recente da política estadual de educação superior indígena no Paraná, bem como os desafios da permanência na universidade e a importância da ocupação deste espaço como lugar de resistência e de luta política. A pesquisa constituiu-se de revisão bibliográfica, de levantamento documental e de pesquisa de campo. A partir de incursões nos tekohás na região Oeste do Paraná por meio de observações, diálogos e entrevistas, ouvindo e sentindo as narrativas das sujeitas da pesquisa, destacamos que as mulheres Ava-Guarani destes territórios passam a ocupar diferentes espaços transformando-os em territórios de luta, dentre eles as organizações indígenas, a escola indígena e as universidades. Nestes espaços, pautam políticas especificas, afirmando-se, cada vez mais, mulheres lideranças na busca por melhores condições de vida para suas famílias, comunidades e, sobretudo, para seu povo.

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Biografia do Autor

Gilza Kaingang, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Kaingang; Assistente Social;  Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Integrante da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA).

Wagner Roberto Amaral, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado do Departamento de Serviço Social e docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

07-07-2022

Como Citar

Pereira, G. F. de S. F., & Amaral, W. R. (2022). MULHERES AVÁ-GUARANI NA UNIVERSIDADE: PERCURSOS DE RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Temporalis, 22(43), 239–256. https://doi.org/10.22422/temporalis.2022v22n43p239-256