DIMENSÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS E ÉTICA PROFISSIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DO TRABALHO PROFISSIONAL DAS ASSISTENTES SOCIAIS DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) DE VITÓRIA (ES).
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2023v23n46p218-235Palavras-chave:
Ética Profissional, Atribuições Privativas, Competências Profissionais, Código de Ética, Dimensão político-pedagógica.Resumo
A ética profissional tem o Código de Ética e a Lei de Regulamentação (Lei 8.662/1993) como uma das dimensões normativas fundamentais para a atuação de assistentes sociais. No trabalho em tela apresentamos dados parciais de uma pesquisa de campo realizada juntamente aos assistentes sociais dos Centros de Referência da Assistência Social de Vitória – Espírito Santo. O questionário, com questões abertas de fechadas, foi aplicado no primeiro semestre de 2022. Evidenciamos que o Código é utilizado como ferramenta que faz parte do cotidiano profissional, no resguardo dos direitos profissionais e da população usuária. Em relação às atribuições privativas e competências profissionais, notamos a primazia de ações de caráter individual com enquadramento institucional. Por outro lado, na dimensão político-pedagógica observamos duas tendências, uma que entende tal dimensão com parte da gestão do trabalho em sua totalidade, e uma segunda que aponta para necessidade de uma gestão democrática e emancipatória.
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