Censo Psicossocial dos usuários da saúde mental: educação permanente na RAPS/RJ
DOI:
https://doi.org/10.22422/temporalis.2025v25n49p172-187Palabras clave:
Censo psicossocial, Interseccionalidade, Educação popular, Formação antirracistaResumen
Este artigo discute o Censo Psicossocial dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro como contexto para a formação antirracista de pesquisadores do Serviço Social e de trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa se articula enquanto ferramenta para discussão acerca das políticas de equidade em saúde em uma perspectiva antirracista e antimanicomial com a RAPS. A partir de oficinas de sensibilização e de educação permanente, abordando a temática da interseccionalidade e da luta antimanicomial, por meio da metodologia da Educação Popular com profissionais da RAPS, a pesquisa viabiliza um profícuo cenário de práticas por meio de uma formação transversal na área da saúde, visando uma qualificação crítica, decolonial, antimanicolonial, antirracista e comprometida com a garantia de direitos de forma equitativa da população usuária.
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Referencias
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