Virgens, viúvas e casadas: representações do feminino no discurso ambrosiano (séc. IV)

Autores

  • Larissa Rodrigues Sathler Dias

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i11.21820

Palavras-chave:

Antiguidade Tardia, Cristianismo, Ambrósio de Milão, Corpo, Mulher

Resumo

Ao analisar o De Virginibus e o De Viduis, tratados ascéticos escritos por Ambrósio, bispo da Sé de Milão (374-397), este estudo busca compreender não apenas como os corpos das virgens, viúvas e casadas foram representados, mas também averiguar a formação de uma hierarquia feminina dentro da comunidade milanesa. Considerando a posição paradoxal das mulheres no contexto dos discursos morais produzidos pela elite episcopal do século IV, nos quais, por um lado, possuíam certa paridade com os homens, ao menos no plano espiritual, e, por outro, no plano terreno, apresentavam uma infirmitas associada a sua natureza sexual, essa hierarquia se mostra responsável por prever que as virgens e viúvas, mulheres que superaram a debilidade de seus corpos e tornaram-se modelos da castidade cristã, ocupassem uma posição acima das casadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Documentação textual

AMBRÓSIO DE MILÃO. Explicação do símbolo. Sobre os sacramentos. Sobre os mistérios. Sobre a penitência. Introdução e notas por Roque Frangiotti e tradução por Célia Mariana Franchi Fernandes da Silva. São Paulo: Paulus, 2005.

AMBROSIO DE MILAN. La virgindad, la educación de la virgen y exhortación a la virgindad. Introducción, traducción y notas de Domingo Ramos-Lissón. Madrid: Ciudad Nueva, 2007.

AMBROSIO DE MILAN. Sobre las virgenes y sobre las viudas. Introducción, traducción y notas de Domingo Ramos-Lissón. Madrid: Ciudad Nueva, 1999.

AMBROISE DE MILAN. Traité sur l’Évangile de Saint Luc. Disponível em: <https://laportelatine.org/bibliotheque/docteurs/AmbroiseMilan/Ambroise_Tome1.pdf>. Acesso em: 20 mar 2018.

ATHENAGORAS. A plea for the Christians. Translated by B. P. Pratten. Disponível em: <http://www.logoslibrary.org/athenagoras/plea/>. Acesso em: 05 fev 2018.

AUGUSTINE. On the Good of widowhood. In: Nicene and Post-Nicene Fathers, series I. Translated by C. L. Cornish: Christian Literature Publishing, 1887.

BÍBLIA DE JERUSALÉM. Tradução de Ivo Storniolo e de José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2002.

CIPRIANO. Obras completas. Introdução, tradução e notas das Monjas Beneditinas da Abadia de N. S. das Graças de Belo Horizonte. São Paulo: Paulus, 2016.

JEAN CHRYSOSTOME. Sur le sacerdoce. Traduit par A-M. Malingrey. Paris: Du Cerf, 1980.

GREGORY OF NYSSA. On virginity. In: Nicene and Post-Nicene Fathers, series II. Translated by William Moore and Henry Austin Wilson. New York: Christian Literature Publishing, 1893.

HERMAS. Shepherd of Hermas. Translated by Alexander Roberts and James Donaldson D. D. Disponível em: <http://www.earlychristianwritings.com/text/shepherd.html>. Acesso em: 01 dez 2017.

IGNATIUS OF ANTIOCH. The epistles of St. Ignatius, bishop of Antioch. Introduction, translation and notes by J. H. Srawley. D. D. New York: Macmillan Company, 1919. v. 2.

JEROME. The principal works of St. Jerome. Translated by W. H. Fremantle, G. Lewis and W. G. Martley. New York: Christian Literature Publishing, 1892.

JUSTINO. Primeira Apologia. Introdução e notas de Roque Frangiotti e tradução de Ivo Storniolo e Euclides M. Balancin. São Paulo: Paulus, 1995.

PLOTINO. Enéadas. In: BARACAT JUNIOR, J. C. Plotino, Enéadas I, II e III; Porfírio, Vida de Plotino. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguísticva da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

TERTULLIAN. On the appareal of women. Disponível em: <http://www.newadvent.org/fathers/0402.htm>. Acesso em: 15 jan 2018.

Obras de apoio

ÁLVAREZ ALONSO, C. Notas trinitarias para una pneumatología de la virginidad según San Ambrosio. Revista Española de Teología, v. 63, n. 4, p. 471-97, 2003.

BROWN, P. Corpo e sociedade: o homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

CONSOLINO, F. E. Il monachesimo feminile nella tarda antichità. Codex Aquilarensis, n. 2, p. 33-46, 1988.

DOSSETTI, G. Il concetto giuridico dello status religiosus in Sant’Ambrogio. Scienze Storiche, n.18, p. 431-484, 1940.

DUVAL, Y-M. L’originalité du De uirginibus dans le mouvement ascétique occidental: Ambroise, Cyprien, Athanase. In: DUVAL, Y-M. (Ed.). Ambroise de Milan: XVI e centenaire de son élection épiscopale. Paris: Études Augustiniennes, 1974, p. 9-66.

LAUGHTON, A. B. From vestal virgin to bride of Christ: elements of a Roman cult in Early Christian asceticism. Studia Antiqua, v. 1, n. 1, p. 3-19, 2001.

LAUGHTON, A. B. Virginity discourse and ascetic politics in the writings of Ambrose of Milan. Dissertation (Doctor of Philosophy) – Department of Religion in Duke University, Durham, 2010.

LÉVI-STRAUSS, C. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982.

LOZANO CORBÍ, E. Las donaciones nupciales en el derecho romano. Ius Fugit, n. 2, p. 221-233, 1993.

MCLYNN, N. Ambrose of Milan: Church and court in a Christian capital. Berkeley: University of California Press, 1994.

METZ, R. La consagración de las vírgenes: ayer, hoy, mañana. Madrid: Vision Libros, 2001.

MIRCEA, E. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MORESCHINI, C.; NORELLI, E. História da literatura cristã antiga grega e latina: do concílio de Niceia ao início da Idade Média. São Paulo: Loyola, 2000.

MORETTI, P. F. La biblia y el discurso de los padres latinos sobre las mujeres: de Tertuliano a Jerónimo. In: BØRRESEN, K. E.; PRINZIVALLI, E. (Ed.). Las mujeres en la mirada de los antiguos escritos cristianos (siglos I-VI). Navarra: Verbo Divino, 2014, p. 145-182.

NATAL VILLAZALA, D. Fugiamus ergo forum: ascetismo y poder en Ambrosio de Milán. León: Universidad de León, 2010.

RAMOS-LISSÓN, D. Introducción. In: AMBROSIO DE MILÁN. Sobre las vírgenes y sobre las viudas. Madrid: Ciudad Nueva, 1999, p. 15-39.

SEIJO IBÁÑEZ, E. La figura femenina en la obra de Ambrosio de Milán. Tesis (Doctorado en Historia). Departamento de Historia y Arqueología de la Universidad de Barcelona, Barcelona, 2017.

SERRATO, M. Ascetismo feminino en Roma. Cádiz: Publicaciones de la Universidad de Cádiz, 1993.

VENTURA DA SILVA. As mulheres e os perigos da cidade: casamento espiritual, virgindade e prostituição segundo João Crisóstomo. In: LEITE, L. R. et al. (Org.). Figurações do masculino e do feminino na Antiguidade. Vitória: PPGL, 2011, p. 33-51.

VIAL-DUMAS, M. Modalidades del matrimonio tardoantiguo y altomedieval en Bizancio y el Occidente cristiano. Byzantion Nea Hellás, n. 34, p. 135-58, 2015.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

DIAS, Larissa Rodrigues Sathler. Virgens, viúvas e casadas: representações do feminino no discurso ambrosiano (séc. IV). Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 11, p. 111–132, 2018. DOI: 10.17648/rom.v0i11.21820. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/21820. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Imagens do masculino e do feminino no Mundo Antigo