TESTEMUNHO DE AGOSTINHO E JERÔNIMO SOBRE AS MULHERES NA ANTIGUIDADE TARDIA, A PARTIR DE MISSIVAS CRISTÃS

Autores

  • de Souza Coelho Fabiano Programa dePós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Pensaremos e objetivamos, portanto, nesse trabalho, entender como foram construídas as representações do feminino – as mulheres cristãs virtuosas – em duas missivas de Padres da Igreja, a saber, uma carta de Jerônimo (347 a 419 d. C.), e outra de Agostinho de Hipona (354 a 430 d. C.), entre os finais do século IV e início do século V d. C., período que convenhamos chamar de Antiguidade Tardia. Para realizar tal proposta e análise faremos uso do conceito teórico de representação social de Roger Chartier e a abordagem comparativa proposta por Kocka. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

de Souza Coelho Fabiano, Programa dePós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ); Mestre em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGHIS/UFES); Especialista em Sociologia e possui graduação em História. Faz parte da Equipe do Laboratório de História Antiga da UFRJ (LHIA/IH). Tem experiência na docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Tem interesse nos seguintes temas: História Antiga, Antiguidade Romana, Cristianismo e Paganismo no Ocidente Tardo Antigo, História do Cristianismo, Antiguidade Tardia, História da Igreja Antiga e Medieval, História das Religiões, História das Mulheres, do Corpo, Comportamento e Sexualidade no Ocidente Tardo Antigo e Questões de Gênero, Identidade e Alteridade.

Publicado

13-05-2016

Como Citar

FABIANO, De Souza Coelho. TESTEMUNHO DE AGOSTINHO E JERÔNIMO SOBRE AS MULHERES NA ANTIGUIDADE TARDIA, A PARTIR DE MISSIVAS CRISTÃS. Revista Ágora, [S. l.], n. 23, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/12368. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Estabelecidos e outsiders no Ocidente tardo antigo e medieval