A ORDEM FRANCISCANA E A SOCIEDADE CRISTÃ: CENTRO, PERIFERIA E CONTROVÉRSIA
Resumo
A Ordem Franciscana originou-se de uma experiência laica e marginal à estrutura clerical estabelecida. Sua gênese aponta para a condição de outsider, a qual pode ser verificada tanto a partir da localização geográfica quanto a partir da localização social. Rapidamente, os frades foram incorporados ao projeto eclesial dos papas do século XIII, e a nova Ordem assumiu a condição de estabelecida, o que implicava na passagem de uma condição periférica a uma condição central no cristianismo medieval. Mas a situação conduziria à ruptura no interior da Ordem, o que resultaria em uma divisão entre estabelecidos – defensores da nova cultura franciscana – e outsiders – defensores do retorno ao projeto original.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
13-05-2016
Como Citar
MAGALHÃES, Ana Paula Tavares. A ORDEM FRANCISCANA E A SOCIEDADE CRISTÃ: CENTRO, PERIFERIA E CONTROVÉRSIA. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 23, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/13309. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Estabelecidos e outsiders no Ocidente tardo antigo e medieval
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Ágora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International