“Ven esta noche a mi puerta”: a desconstrução da “mulher frágil” em ‘El burlador de Sevilla y convidado de piedra’
Resumo
O objetivo do presente artigo é propor uma reflexão acerca da representação
das personagens femininas apresentadas na peça El burlador de Sevilla y convidado de piedra (1630), do dramaturgo espanhol Tirso de Molina, que inaugura o mito de Dom Juan na literatura. Baseando as nossas formulações principalmente em Fabio Luciano e em Ester Abreu Viera de Oliveira, buscamos distinguir e apontar no próprio texto alguns elementos contrários à concepção generalizadora de uma mulher necessariamente submissa e resignada à condição de vítima, durante a Idade Moderna. Com base em algumas características verificadas nas personagens femininas de Molina – as quais as distanciam da noção de fragilidade e vitimização femininas –, procuramos discutir como a peça, em certa medida, coaduna estudos historiográficos contemporâneos que buscam, precisamente, relativizar os discursos e representações consagrados pela historiografia tradicional acerca da mulher da
Idade Moderna.
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