Os comerciais e a representação da mulher: a exploração do corpo e da imagem feminina na mídia

Autores

  • Fernanda Tais Brignol Guimarães PUC- RS
  • Vinicius Oliveira de Oliveira PUC-RS

Resumo

Diante da representação da mulher como objeto, advinda do contexto midiático
com certa inclinação ao imaginário masculino, pretendemos, neste artigo, investigar como
está constituído e em quais formações discursivas estão inscritos os discursos mobilizados
em dois comerciais, um da Ford e outro da Volkswagen, exibidos nos anos de 2000 e 2014,
respectivamente. Nossos resultados apontam para o fato de que o discurso que emerge nos
diversos contextos sociais sempre está atrelado a diferentes contextos sócio-históricos, o que
revela além de sua inscrição no contexto imediato ou de enunciação, uma estreita relação com
o contexto amplo que constitui a sua historicidade. Dessa forma, nosso gesto de interpretação
revelou, através dos já-ditos e pré-construídos, o não-dito mobilizado nesses discursos,
caracterizando duas representações diferentes da mulher, que se relacionam com o contexto
de produção e circulação dos comerciais, bem como com seu público-alvo.

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Biografia do Autor

Fernanda Tais Brignol Guimarães, PUC- RS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pampa (2012) e Pós-Graduação pela mesma instituição
(2013). Mestre em Letras (Linguística Aplicada), com bolsa CAPES, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da
Universidade Católica de Pelotas (2015).

Vinicius Oliveira de Oliveira, PUC-RS

Possui graduação em Letras – Português e Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestre em Letras
(Linguística Aplicada) da Universidade Católica de Pelotas (2015). Atualmente, é doutorando em Letras (Linguística
Aplicada) e bolsista CAPES pelo mesmo Programa de Pós-Graduação

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Publicado

11-12-2018

Como Citar

GUIMARÃES, Fernanda Tais Brignol; DE OLIVEIRA, Vinicius Oliveira. Os comerciais e a representação da mulher: a exploração do corpo e da imagem feminina na mídia. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 22, p. 124–135, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/13612. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Feminismos e Patriarcado