“AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945)
Resumo
Esse artigo tem por objetivo analisar o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física nas escolas da Paraíba da primeira metade do século XX. Para tanto, utilizamos como fontes impressos que circularam na Paraíba tais como a Revista Evolução, a Revista do Ensino, o jornal A União e o jornal Voz da Borborema. Assim, buscamos perceber nesses veículos midiáticos o valor educativo atribuído aos brinquedos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, como meio para a medicalização e disciplinarização do corpo dos alunos. Dessa forma, consideramos as abordagens do aporte teórico-metodológico da Nova História Cultural, principalmente a partir das discussões feitas por Michel Foucault (2010), enfatizando o conceito de poder disciplinar, que proporciona uma melhor compreensão acerca da historicidade de um corpo higienizado e fisicamente vigoroso.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
16-12-2018
Como Citar
DOS SANTOS, ALEXANDRO; SOARES JÚNIOR, AZEMAR DOS SANTOS. “AGILIDADE, DESTREZA E RESISTÊNCIA ADQUIRIDAS NA INFÂNCIA”: JOGOS E BRINCADEIRAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PARAÍBA (1920-1945). Revista Ágora, Vitória/ES, n. 27, p. 80–99, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/16989. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: História e Educação
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Ágora
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International