As disputas entre o PTB e o bloco anti-PTB na Câmara Municipal de Canoas/RS em torno do Movimento da Legalidade e a liderança de Leonel Brizola (1961-1962)

Autores

  • Anderson Vargas Torres Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as disputas em torno do Movimento da Legalidade (1961) e da atuação do governador do Rio Grande do Sul naquele episódio, Leonel Brizola (PTB), entre os vereadores da Câmara Municipal de Canoas/RS durante os anos de 1961 e 1962. As lideranças políticas locais, inseridas naquela conjuntura de conflito entre as forças nacional-reformistas e conservadoras, assumiram posições e reinterpretaram as ações e as ideias daquele líder trabalhista, o que também refletia as divisões político-partidárias do município. A partir da análise qualitativa das atas legislativas da Câmara Municipal de Canoas/RS do período, pretende-se perceber como tal disputa ocorreu na Câmara municipal e como operava as interpretações propostas pelos políticos locais para louvar ou criticar a figura de Brizola e o que ele representava num contexto de considerável embate entre as forças trabalhistas e anti-trabalhistas, bem como as estratégias utilizadas para a recusa e/ou aceitação do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Vargas Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em História (UFRGS) - 2017

Downloads

Publicado

16-12-2018

Como Citar

TORRES, Anderson Vargas. As disputas entre o PTB e o bloco anti-PTB na Câmara Municipal de Canoas/RS em torno do Movimento da Legalidade e a liderança de Leonel Brizola (1961-1962). Revista Ágora, [S. l.], n. 27, p. 101–120, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17928. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos