SOFÍSTICA E POLÍTICA EM ATENAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO GÓRGIAS RETÓRICO PARA A DEMOCRACIA ATENIENSE

Autores

  • Lucidalva Pereira Gonçalves Universidade Federal do Maranhâo

Resumo

Este trabalho objetiva analisar de que forma o sofista Górgias de Leontini contribuiu para o âmbito político no período de vigência da democracia na cidade de Atenas (séculos VI e V a.C.), apontando de que forma contribuiu para a persuasão entre os que integravam as instituições democráticas. Primeiramente, objetiva explicar o processo de institucionalização da democracia na cidade de Atenas. Em seguida, intenciona evidenciar em que consistiu o movimento da sofística, enfatizando suas características gerais e a crítica da filosofia socrática em relação aos sofistas. Como objetivo final, busca interpretar a teoria do sofista Górgias, concluindo que para o mesmo a arte retórica estaria relacionada à impossibilidade de se alcançar a verdade, cuja afirmação é assegurada a partir de três princípios fundamentais (o ser não existe, se existisse não poderia ser pensado, e se existisse não poderia ser comunicado).

Downloads

Biografia do Autor

Lucidalva Pereira Gonçalves, Universidade Federal do Maranhâo

Possui graduação em Ciências Humanas com habilitação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão e atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão, apresentando como proposta de dissertação de mestrado o título: Política e subjetividade: a amizade como prática política no mundo moderno a partir de Hannah Arendt.

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

GONÇALVES, Lucidalva Pereira. SOFÍSTICA E POLÍTICA EM ATENAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO GÓRGIAS RETÓRICO PARA A DEMOCRACIA ATENIENSE. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 28, p. 237–259, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21443. Acesso em: 7 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos