SOFÍSTICA E POLÍTICA EM ATENAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO GÓRGIAS RETÓRICO PARA A DEMOCRACIA ATENIENSE

Autores

  • Lucidalva Pereira Gonçalves Universidade Federal do Maranhâo

Resumo

Este trabalho objetiva analisar de que forma o sofista Górgias de Leontini contribuiu para o âmbito político no período de vigência da democracia na cidade de Atenas (séculos VI e V a.C.), apontando de que forma contribuiu para a persuasão entre os que integravam as instituições democráticas. Primeiramente, objetiva explicar o processo de institucionalização da democracia na cidade de Atenas. Em seguida, intenciona evidenciar em que consistiu o movimento da sofística, enfatizando suas características gerais e a crítica da filosofia socrática em relação aos sofistas. Como objetivo final, busca interpretar a teoria do sofista Górgias, concluindo que para o mesmo a arte retórica estaria relacionada à impossibilidade de se alcançar a verdade, cuja afirmação é assegurada a partir de três princípios fundamentais (o ser não existe, se existisse não poderia ser pensado, e se existisse não poderia ser comunicado).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucidalva Pereira Gonçalves, Universidade Federal do Maranhâo

Possui graduação em Ciências Humanas com habilitação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão e atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão, apresentando como proposta de dissertação de mestrado o título: Política e subjetividade: a amizade como prática política no mundo moderno a partir de Hannah Arendt.

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

GONÇALVES, Lucidalva Pereira. SOFÍSTICA E POLÍTICA EM ATENAS: AS CONTRIBUIÇÕES DO GÓRGIAS RETÓRICO PARA A DEMOCRACIA ATENIENSE. Revista Ágora, [S. l.], n. 28, p. 237–259, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21443. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos