FOTOGRAFIA, CULTURA E INFÂNCIA: INTERCONEXÕES E POSSIBILIDADES

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Resumo

Mesmo que os custos fossem relativamente elevados, as famílias de meados do século XX viam na fotografia uma oportunidade de registrar momentos, lugares e pessoas que gostariam de relembrar no futuro. Assim, um grande número de acervos de caráter intimista foi feito e permanece inexplorado. A fotografia familiar, em especial a que contém crianças, acaba por ser um material de estudos deixado de lado. Porém, considerando a revolução documental do século XX, a fotografia passa a ser vista como um tipo de documento que tem relevância para os estudos históricos, tornando-se interessante do ponto de vista acadêmico devido às possíveis análises e interpretações subsequentes que podem proporcionar para a História Cultural. Este artigo tem como objetivo fazer uma retrospectiva sobre o estudo histórico através da fotografia, culminando com uma breve reflexão acerca das possibilidades de contribuição que o retrato da infância pode vir a ter na construção do conhecimento histórico.

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Biografia do Autor

  • Isabella Czamanski Rota, Universidade de Passo Fundo
    Bacharela em Ciência da Computação (2013). Especializada em Design Gráfico (2017). Mestranda em História pela Universidade de Passo Fundo, com foco em História Cultural, Cultura Material e Arqueologia.

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Publicado

07-01-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FOTOGRAFIA, CULTURA E INFÂNCIA: INTERCONEXÕES E POSSIBILIDADES. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 28, p. 189–202, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21563. Acesso em: 17 ago. 2025.