Trajetória da proteção social dos povos indígenas, no Brasil, e os riscos do extermínio progressivo

Autores

Resumo

Resumo: Este trabalho visa apresentar a trajetória da proteção social para povos indígenas no Brasil, que teve seu início somente em 1910, e passa por diferentes fases, até chegar a primeira década dos anos 2000. Evidencia-se, assim, desde as primeiras intervenções do Estado que propunham políticas de cunho assimilador para os indígenas à sociedade nacional, bem como os avanços e retrocessos a partir daí, demarcando a importância da Constituição Federal de 1988 nesse processo, como um marco temporal que apontou para os direitos dos povos tradicionais, e serviu para embasar as políticas de proteção social. Esta trajetória serve para evidenciar a necessidade de superar a implementação de programas e serviços sociais que perversamente acabam por contribuir, muitas vezes, para a aculturação ou extermínio progressivo destes povos originários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Vasconcelos Matias, Universidade Católica de Pelotas

Mestranda em Política Social e Direitos Humanos- Serviço Social-Ciências Sociais Aplicadas.

Vini Rabassa da Silva, Universidade Católica de Pelotas

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Política Social e Direitos Humanos e do curso de Serviço Social da UCPel.

Downloads

Publicado

07-01-2019

Como Citar

MATIAS, Beatriz Vasconcelos; DA SILVA, Vini Rabassa. Trajetória da proteção social dos povos indígenas, no Brasil, e os riscos do extermínio progressivo. Revista Ágora, [S. l.], n. 28, p. 171–188, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21889. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos