O medo do feminino em construção no século XV

Autores

  • Sara Schneider de Bittencourt UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Desde os primeiros escritos e relatos históricos um elemento tem sido companhia constante da humanidade, o medo. Por vezes um amigo da nossa sobrevivência, por outras vezes um inimigo quando utilizado como processo de dominação entre as sociedades. Entendendo, assim, que esse componente cotidiano pode tomar distintas formas, optamos por identificá-lo aqui quando ligado às questões de gênero que deram-se através da relação do feminino marginalizado que acabou ecoando no período que ficou conhecido como “caça às bruxas”, no século XV. Partindo disso, o presente artigo tem como propósito observar como o medo é operado no espaço da publicação da obra Malleus Maleficarum como arma contra a figura feminina que é então representada como “bruxa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Schneider de Bittencourt, UFPel - Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História oferecido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo como linha de pesquisa “Imagens: Entre iconografia, cultura visual e intermidialidade, trabalha atualmente com a análise da representação feminina no seriado O Mundo sombrio de Sabrina e sua contextualização historiográfica. É também Membro do Grupo de Pesquisa História, Literatura e Relações de Poder vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui o título de bacharel também pela Universidade Federal do Rio Grande. Áreas do conhecimento: Imaginário do Mal; Feminino e Sexualidade; Gênero; Mulher na Idade Média; Representação; Intermidialidade;

Downloads

Publicado

07-02-2020

Como Citar

SCHNEIDER DE BITTENCOURT, Sara. O medo do feminino em construção no século XV. Revista Ágora, [S. l.], n. 30, p. 119–137, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/27898. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Auctoritas e potestas no Ocidente Tardo Antigo e Medieval