A ciência é a alma do negócio: apropriações do discurso científico em propagandas de medicamentos contra a sífilis (Paraíba, 1932-1942)
DOI:
https://doi.org/10.47456/e-2021320102Palavras-chave:
História da Medicina, Publicidade, SífilisResumo
Neste trabalho, analisamos a apropriação de imagens e discursos associados à representação social da ciência como estratégia mercadológica nos anúncios de medicamentos contra a sífilis. O nosso foco de discussão são as publicidades veiculadas pela revista Medicina, periódico oficial da Sociedade de Medicina e Cirurgia da Paraíba que circulou entre os anos de 1932 e 1942. Surgida como desdobramento do processo de institucionalização da medicina científica no estado a partir dos anos 1920, Medicina foi responsável por constituir uma rede de circulação da ciência que conectava os médicos e leitores paraibanos à produção nacional e internacional. Para discutir estas e outras questões, analisamos as publicidades de medicamentos contra a sífilis as edições da revista Medicina com base nos estudos de Ludwik Fleck e Sérgio Carrara acerca da estruturação do conceito da sífilis e a sua relação com o desenvolvimento do saber médico-científico.
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