A ciência é a alma do negócio: apropriações do discurso científico em propagandas de medicamentos contra a sífilis (Paraíba, 1932-1942)

Autores

  • Leonardo Querino Barboza Freire dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Rafael Nóbrega Araújo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2021320102

Palavras-chave:

História da Medicina, Publicidade, Sífilis

Resumo

Neste trabalho, analisamos a apropriação de imagens e discursos associados à representação social da ciência como estratégia mercadológica nos anúncios de medicamentos contra a sífilis. O nosso foco de discussão são as publicidades veiculadas pela revista Medicina, periódico oficial da Sociedade de Medicina e Cirurgia da Paraíba que circulou entre os anos de 1932 e 1942. Surgida como desdobramento do processo de institucionalização da medicina científica no estado a partir dos anos 1920, Medicina foi responsável por constituir uma rede de circulação da ciência que conectava os médicos e leitores paraibanos à produção nacional e internacional. Para discutir estas e outras questões, analisamos as publicidades de medicamentos contra a sífilis as edições da revista Medicina com base nos estudos de Ludwik Fleck e Sérgio Carrara acerca da estruturação do conceito da sífilis e a sua relação com o desenvolvimento do saber médico-científico.

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Biografia do Autor

Leonardo Querino Barboza Freire dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Sou professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Conclui a Graduação em História na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no ano de 2012, apresentando pesquisa sobre a trajetória do médico Belisário Penna no contexto do movimento sanitarista da Primeira República. Entre 2013 e 2015, realizei o Mestrado em História na UFCG, tendo desenvolvido pesquisas sobre a história da medicina científica na Paraíba, com foco nas primeiras décadas do século XX. No ano de 2020, conclui o Doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (USP), onde defendi tese abordando os discursos e práticas médicas sobre a saúde das classes trabalhadoras na Paraíba entre 1930 e 1945. Tenho experiência na área de ensino e pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história das ciências, história da saúde e história do trabalho.

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Publicado

20-07-2021

Como Citar

QUERINO BARBOZA FREIRE DOS SANTOS, Leonardo; NÓBREGA ARAÚJO, RAFAEL. A ciência é a alma do negócio: apropriações do discurso científico em propagandas de medicamentos contra a sífilis (Paraíba, 1932-1942). Revista Ágora, Vitória/ES, v. 32, n. 1, p. e-2021320102, 2021. DOI: 10.47456/e-2021320102. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/34042. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Doenças e práticas de cura na História brasileira