VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO
Resumo
O artigo aqui apresentado busca traçar um possível perfil para o que se tem convencionado chamar de “violência escolar”. O caminho nos remeteu às instituições escolares públicas e o espaço focado foram as escolas estaduais localizadas na região metropolitana da Grande Vitória. O objeto em questão é a instituição escolar e a relação estabelecida entre escola, violência e criminalização, na contemporaneidade. Proponho refletir sobre os sentidos históricos da ação educativa e de como esses sentidos se fragilizaram ao longo do tempo. Constatamos que a educação escolarizada pública brasileira deixou de ser espaço no qual se viabilizam processos de construção de conhecimentos relevantes para a constituição de sujeitos preparados para a vida comunitária. Mais ainda, sujeitos preparados para se perceberem e para se sentirem seres planetários, assumindo as implicações dessa sua localização individual e coletiva.Downloads
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Como Citar
ASSIS, Elezeare Lima de. VIOLÊNCIA ESCOLAR: O ESPELHO QUEBRADO. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 16, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5021. Acesso em: 5 nov. 2024.
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