História ensinada para crianças: análises a partir de proposições de Marc Bloch
Resumo
Analisa usos das proposições do historiador Marc Bloch (2001) em investigação[1] sobre práticas de professores no ensino de história nas séries iniciais[2]. A partir das ideias do autor, compreende-se a história numa perspectiva ampliada, lançando o olhar para a renovação historiográfica que amplia a concepção de história, como ciência dos homens e mulheres no tempo. Com alicerce em Bloch (2001) compreende-se que a história ensinada para crianças constitui-se em situações multifacetadas. Por um lado, revela-se de modo fragmentado e aleatório e, por outro, aparece com seus gozos e prazeres, de uma maneira integrada, articulando-se aos demais saberes que compõem o contexto das aulas das séries iniciais. Neste contexto, a história aparece como disciplina auxiliar, ao integrar-se aos demais saberes, contribuindo para a aprendizagem dos alunos, principalmente no que se refere à leitura e à escrita, que constituem objetivo central das séries iniciais.[1] As reflexões são apresentadas integram pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado, fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
[2] Na investigação, desenvolvida em escolas municipais de Mantenópolis-ES (2009-2010), coexistiam as denominações séries e anos iniciais do ensino fundamental. Optamos pela utilização da expressão ‘séries iniciais’.
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