Estrada de ferro e territorialidade no Espírito Santo da Primeira República

Autores

  • Leandro do Carmo Quintão

Resumo

O presente artigo pretende compreender qual o papel das ferrovias construídas no estado do Espírito Santo, durante a Primeira República, para a configuração de uma territorialidade estruturada no fortalecimento da capital, Vitória, e de seu porto, em relação aos demais terminais portuários do estado. Será apresentada uma contextualização nacional e internacional sobre o papel das vias férreas, sua relação com o café e sua inserção dentro de um projeto de desenvolvimento regional. Contribuirão para essa análise conceitos retirados da geografia política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

QUINTÃO, Leandro do Carmo. Estrada de ferro e territorialidade no Espírito Santo da Primeira República. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 20, p. 84–109, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/9162. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Perspectivas da História Regional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)