Chamada de artigos para o Dossiê "As religiões afro-brasileiras entre o local e o global: ressignificações, adaptações, transnacionalização, resistências e desafios".

2024-08-09

Este dossiê convida autores que tenham reflexões sobre o patrimônio cultural afro-brasileiro, suas representações e imaginários, diálogos, questões, desafios, rumos de expansão, necessidades e demandas no território brasileiro e no exterior, refletindo a presença, o impacto, as ressignificações, adaptações, resistências e transformações e os processos da sua transnacionalização, não explicada somente por padrões migratórios.  

A intenção é fazer convergir estudos e pesquisas que, considerando o campo afro-religioso, levem em conta suas reconfigurações rituais históricas e atuais, presença no espaço público e interfaces com outras religiosidades e saberes. Contamos com análises que abordem a relação entre religiosidade afro e materialidades, questões relativas à virada ecológica, dinâmicas de interiorização ou transnacionalização, diálogos com a ciência e a política, produção de saberes religiosos e tecnologias, e em especial sua interface com espaço público e com o mundo digital não se limitando aos territórios, mas constituidas em comunidades imaginadas.

Neste dossiê são bem-vindos as pesquisas que se baseiam nas narrativas, interlocuções, representações, conceitos, concepções, teorias e trajetórias das religiões afro-brasileiras no mundo, desde meados do séc. XX até contemporaneidade, e que foquem nos seus processos de expansão, transnacionalização, mudanças, conflitos nas suas práticas culturais, na (re)construção das suas antigas e novas territorialidades, potencializando o aprendizado do campo e percorrendo os múltiplos espaços onde existem e atuam e interpretando os dados, as vozes, as memórias, as cartografias e os silêncios.

 

Organizadores: Drª. Renata Siuda-Ambroziak (Universidade de Varsóvia, Polônia), Dr. Amurabi de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina) e Drª. Joana Bahia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Prazo de recebimento de artigos: 10 de janeiro de 2025.