Os comerciais e a representação da mulher: a exploração do corpo e da imagem feminina na mídia
Abstract
Diante da representação da mulher como objeto, advinda do contexto midiático
com certa inclinação ao imaginário masculino, pretendemos, neste artigo, investigar como
está constituído e em quais formações discursivas estão inscritos os discursos mobilizados
em dois comerciais, um da Ford e outro da Volkswagen, exibidos nos anos de 2000 e 2014,
respectivamente. Nossos resultados apontam para o fato de que o discurso que emerge nos
diversos contextos sociais sempre está atrelado a diferentes contextos sócio-históricos, o que
revela além de sua inscrição no contexto imediato ou de enunciação, uma estreita relação com
o contexto amplo que constitui a sua historicidade. Dessa forma, nosso gesto de interpretação
revelou, através dos já-ditos e pré-construídos, o não-dito mobilizado nesses discursos,
caracterizando duas representações diferentes da mulher, que se relacionam com o contexto
de produção e circulação dos comerciais, bem como com seu público-alvo.
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