A EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA MÉDICO: A PENA DE BELISÁRIO NO DEBATE SOBRE OS MALES DO BRASIL (1912 – 1933)
Abstract
Neste artigo discutimos as representações sociais construídas pelo médico mineiro Belisário Penna (1868 – 1939) sobre educação e saúde, com ênfase para o período compreendido entre 1912 e 1933. Para isso, analisamos algumas de suas correspondências, bem como os textos de Belisário publicados em livros e na imprensa. Partindo destas fontes, refletimos sobre as aproximações entre os campos médico e pedagógico em um momento de intensos debates sobre os “males” do Brasil, quando a educação e saúde foram projetadas como solução para os problemas nacionais. Quanto ao referencial teórico, dialogamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre a construção simbólica dos mundos sociais, especialmente a partir do conceito de representação social do historiador francês Roger Chartier.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Ágora Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International