A EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA MÉDICO: A PENA DE BELISÁRIO NO DEBATE SOBRE OS MALES DO BRASIL (1912 – 1933)

Authors

  • Leonardo Querino Barboza Freire dos Santos Universidade de São Paulo (USP)/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Abstract

Neste artigo discutimos as representações sociais construídas pelo médico mineiro Belisário Penna (1868 – 1939) sobre educação e saúde, com ênfase para o período compreendido entre 1912 e 1933. Para isso, analisamos algumas de suas correspondências, bem como os textos de Belisário publicados em livros e na imprensa. Partindo destas fontes, refletimos sobre as aproximações entre os campos médico e pedagógico em um momento de intensos debates sobre os “males” do Brasil, quando a educação e saúde foram projetadas como solução para os problemas nacionais. Quanto ao referencial teórico, dialogamos com a perspectiva dos Estudos Culturais sobre a construção simbólica dos mundos sociais, especialmente a partir do conceito de representação social do historiador francês Roger Chartier.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leonardo Querino Barboza Freire dos Santos, Universidade de São Paulo (USP)/Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2012) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Ainda é membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas e Saberes Médicos (CNPq/UFCG). Atualmente é aluno do Doutorado em História Social da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história do corpo, história da saúde e das doenças, história da medicina, higienização, eugenia e biografias históricas.

Published

2018-12-16

How to Cite

FREIRE DOS SANTOS, Leonardo Querino Barboza. A EDUCAÇÃO COMO PROBLEMA MÉDICO: A PENA DE BELISÁRIO NO DEBATE SOBRE OS MALES DO BRASIL (1912 – 1933). Ágora Journal, Vitória/ES, n. 27, p. 9–23, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17017. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê: História e Educação