Entre o coletivo e o individual: Memórias de um professor de História de escola pública
Abstract
Em um momento histórico em que o ensino de História no Ensino Médio está sendo contestado é importante refletir sobre o papel do educador. Nesse sentido, a partir de contribuições da História Oral, apresentamos a narrativa de um professor de História sobre sua trajetória de vida e vivências na profissão docente entre o último quarto do século XX e na primeira década do século XXI, permanecendo na docência até a sua aposentadoria. As considerações sobre a trajetória percorrida dialogam com autores da perspectiva histórico-cultural e outros que se debruçam sobre a profissão docente. Esse professor, entre outras razões, permaneceu na profissão por i. sua paixão pela disciplina lecionada; ii. seu engajamento político para a construção de uma sociedade melhor; iii. para que os estudantes se reconhecessem enquanto ser histórico, refletindo sobre seu papel social. Entre as condições da permanência observa-se que ele se manteve no drama, entre os sonhos e as pedras, entre o pretendido e o realizado, entre o ideal e o concreto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Ágora Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International