A ÚLTIMA SODOMIA IMPERFEITA: UMA HISTÓRIA DAS MULHERES NEFANDAS NA AMÉRICA PORTUGUESA À LUZ DO PROCESSO INQUISITORIAL DE FELICIANA DE LIRA BARROS (1763 - 1764)

Authors

  • Ronaldo Manoel Silva Mestrando em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco

Abstract

Partindo de um estudo da legislação civil portuguesa na Época Moderna e dos regimentos do Tribunal do Santo Ofício, este artigo tem por objetivo analisar o processo inquisitorial de Feliciana de Lira Barros, implicada no crime de sodomia imperfeita que atualmente corresponde à cópula anal heterossexual. Identificamos 19 casos de sodomia heterossexual no Brasil colônia, cuja única mulher processada foi a viúva Feliciana de Lira, na segunda metade do século XVIII, submetida a uma ritualística judicial adaptada aos trópicos que culminou numa sentença atenuada. A investigação pretende contribuir para uma História das Mulheres nefandas na América portuguesa, à luz dos registros inquisitoriais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ronaldo Manoel Silva, Mestrando em História na Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em História (Linha de Pesquisa: Política, Instituições e Identidades) na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialista em História do Brasil (2015) e graduado em Licenciatura em História (2009). Desenvolve pesquisa no campo da História Social, com concentração em Ordenamento Jurídico, Tribunal da Inquisição e minorias no Antigo Regime português. É autor de: Raízes da Intolerância - Inquisição e sodomitas em Pernambcuo colonial (1593-1595), Brasília: Senado Federal, 2016. 

Published

2017-05-13

How to Cite

SILVA, Ronaldo Manoel. A ÚLTIMA SODOMIA IMPERFEITA: UMA HISTÓRIA DAS MULHERES NEFANDAS NA AMÉRICA PORTUGUESA À LUZ DO PROCESSO INQUISITORIAL DE FELICIANA DE LIRA BARROS (1763 - 1764). Ágora Journal, Vitória/ES, n. 25, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/17674. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos