História da educação e trabalho no Brasil: a inclusão excludente e a exclusão includente

Authors

  • Camila Carmona Dias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Abstract

A história da educação brasileira é integrante da História e do mundo, existindo articulação nos campos econômico, ético, social, político e educacional. Uma forma de compreender a escola é por meio do contexto europeu, em que a mesma foi construída e migrou para estas terras junto com os seus colonizadores. Esse modelo de escola está enraizado num sistema fabril, que emerge com uma necessidade industrial em expansão e se consolida como uma instituição que serve ao modelo econômico-social capitalista. Dessa forma, este artigo estudará a dualidade estrutural existente na educação, recuperando a história da educação profissional. Logo em seguida, contextualizará a educação moldada na integração, além da educação profissional e as mudanças recentes no mundo do trabalho, finalizando com a nova dualidade estrutural baseada nos conceitos de inclusão excludente e exclusão includente.

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Author Biography

Camila Carmona Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutoranda em História, Mestra em Educação, Especialista em Comunicação e Semiótica, Especialista em Moda: produto e comunicação, Licenciada em História, Bacherela em Moda

Published

2019-01-07

How to Cite

DIAS, Camila Carmona. História da educação e trabalho no Brasil: a inclusão excludente e a exclusão includente. Ágora Journal, Vitória/ES, n. 28, p. 132–158, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/20766. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos