Direitos Sociais em perspectiva: os desafios do Ensino Superior no contexto do “bolsonarismo”

Autores

  • Lier Pires Ferreira IBMEC
  • Mauro Petersem Domingues Universidade Federal do Espírito Santos
  • Vania Morales Sierra UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-2022330209

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Bolsonarismo, Ensino Superior

Resumo

Na sequência dos avanços consignados após 1985, a ascensão do bolsonarismo marca mais um refluxo dos Direitos Humanos (DDHH). Assim, o presente artigo avança sobre um campo específico: a incidência do bolsonarismo sobre o Ensino Superior, visto como expressão dos DDHH de segunda geração. A partir de uma metodologia qualitativa, estabelece hipoteticamente que, se o bolsonarismo corresponde a uma cosmovisão neoconservadora, frequentemente fascista, então as políticas do governo Jair Bolsonaro para o Ensino Superior serão necessariamente restritivas, atacando conquistas históricas, desarticulando bases jurídico-institucionais e buscando alterar o modus operandi deste segmento educacional. No que tange aos seus resultados, demonstra-se que o bolsonarismo, tem atacado o direito ao acesso ao Ensino Superior tanto em sua dimensão principiológica quanto em sua efetivação.

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Biografia do Autor

Lier Pires Ferreira, IBMEC

Pós-Doutor em Direito - Universidade de Salamanca, Espanha. PhD em Direito - UERJ. Mestre em Relações Internacionais - PUC/RJ. Bacharel em Direito - UFF. Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais - UFF. Professor do Ibmec e do CP2. Pesquisador do GEDIPP/UERJ e do LEPDESP/IESP-UERJ/ESG. E-mail: lier.piresferreira@gmail.com.

Mauro Petersem Domingues, Universidade Federal do Espírito Santos

Mestre em Ciência Política - IUPERJ. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais - UFRJ. Professor da UFES.

Vania Morales Sierra, UERJ

Socióloga e professora doutora  da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Professora do corpo permanente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Uerj.

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Publicado

13-09-2022

Como Citar

PIRES FERREIRA, Lier; PETERSEM DOMINGUES, Mauro; SIERRA, Vania Morales. Direitos Sociais em perspectiva: os desafios do Ensino Superior no contexto do “bolsonarismo” . Revista Ágora, [S. l.], v. 33, n. 2, p. e-2022330209, 2022. DOI: 10.47456/e-2022330209. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/37941. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Direitos Humanos na América Latina: história, política e lutas sociais