A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873)
Abstract
Este artigo tem por objetivo refletir o ensino público no Espírito Santo do século XIX, no contexto histórico da cosmovisão dos Estados Nacionais da Europa e da formação do Brasil independente em uma época caracterizada, principalmente, pela confiança na educação como chave do progresso das nações, e sob o auspício desse referencial, as iniciativas dos presidentes da província do Espírito Santo para levar o país ao nível de civilização imaginada, via escolarização do povo, esbarravam em obstáculos de difícil remoção em face de implicação de outros fatores condicionantes de natureza econômica, política, social e cultural da província e do país.Downloads
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How to Cite
MENDES, Evaldo Jorge. A educação como chave do progresso e os desafios para a sua consolidação na província do Espírito Santo (1834-1873). Ágora Journal, Vitória/ES, n. 18, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/7084. Acesso em: 17 jul. 2024.
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Dossiê: História e Educação
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