A última sodomia imperfeita: uma história das mulheres nefandas na América portuguesa à luz do processo inquisitorial de Feliciana de Lira Barros (1763-1764)

Autores

  • Ronaldo Manoel Silva

Resumo

Partindo de um estudo da legislação civil portuguesa e dos regimentos do Santo Ofício, este artigo tem por objetivo analisar o processo inquisitorial da viúva Feliciana de Lira Barros, implicada no crime de sodomia imperfeita que atualmente corresponde à cópula anal heterossexual. Identificamos 19 casos de sodomia heterossexual no Brasil colônia, cuja única mulher processada foi Feliciana de Lira, na segunda metade do século XVIII. O artigo procura investigar como as mulheres reagiam as investidas masculinas ao coito anal na Época Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-12-2017

Como Citar

SILVA, Ronaldo Manoel. A última sodomia imperfeita: uma história das mulheres nefandas na América portuguesa à luz do processo inquisitorial de Feliciana de Lira Barros (1763-1764). Revista Ágora, [S. l.], n. 25, p. 78–97, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18582. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos