A educação feminina no Espírito Santo do século XIX
Resumen
Este trabalho visa compreender as condições históricas que possibilitaram a ampliação da oferta da educação para o público feminino no Espírito Santo do século XIX. Praticamente inexistente durante o período colonial, a instrução feminina só se tornou uma realidade na Província do Espírito Santo neste período, alavancada por discursos em defesa da construção de um projeto de civilidade e da natureza maternal da mulher, mais propensa, portanto, às tarefas do ensino. A ampliação da oferta de instrução para o público feminino pautou-se em um modelo que vinculava o currículo ao desenvolvimento de habilidades domésticas, na contramão dos estudos científicos que norteavam os currículos propostos para a formação masculina. Ainda assim, significou um importante passo na conquista dos direitos femininos, favorecendo sua inserção no mercado de trabalho e no mundo do conhecimento.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2017-12-23
Cómo citar
PORTELA, Ludmila Noeme Santos. A educação feminina no Espírito Santo do século XIX. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 25, p. 98–108, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/18583. Acesso em: 25 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista Ágora
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Revista Ágora (Vitória) © 2005 by Universidade Federal do Espírito Santo is licensed under Attribution-ShareAlike 4.0 International