Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância

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Resumen

Este trabalho, para refletir sobre as vivências e as experiências educativas de Coriolano de Medeiros na então província da Parahyba do Norte, nas últimas décadas do século XIX, aproximou-se de abordagens teóricas que tratassem dessa memorialística a partir dos diversos cruzamentos com o tempo, o espaço e o movimento, visto que a memória é compreendida como uma construção social que deixa rastros ao longo do tempo. Para tanto, foi selecionada a obra O Tambiá da minha infância (1994), de Coriolano de Medeiros, tomada como artefato de memória. No diálogo com Aleida Assmann que apresenta a escrita como principal meio de eternização e suporte da memória, busca-se o entendimento de alguns espaços e sujeitos presentes na ação educativa a partir das experiências narrativas do escritor paraibano.

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Publicado

2018-12-16

Cómo citar

OLIVEIRA, Bernardina M. J. Freire de; ROSA, Maria Nilza Barbosa; MARIANO, Nayana Rodrigues Cordeiro. Escrita memorialística de Coriolano de Medeiros: a instrução em O Tambiá da minha infância. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 27, p. 173–187, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/21060. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos