Apresentação

dossiê Modernismos no Brasil ao longo do século XX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/e-20243515

Palabras clave:

Modernismo, Semana de Arte Moderna

Resumen

O dossiê Modernismos no Brasil ao longo do século XX surgiu após o contato estabelecido entre seus organizadores por ocasião da Escola São Paulo de Ciência Avançada: Modernismo e projetos de nação, realizada, com o apoio da FAPESP, no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, em Julho de 2023.

A chamada para o dossiê visou “reunir pesquisas que problematiz[ass]em o modernismo como conceito que se fixou para designar o período inaugurado com a Semana de Arte Moderna em 1922. O evento, mais do que um ponto de partida, converteu-se em referência de conformidade e aglutinação de forças que vinham se constituindo entre intelectuais desde a segunda metade da década de 1910. Neste dossiê, não restringimos a interpretação do modernismo ao movimento efetuado pelos paulistas, que teriam transformado os campos artísticos de outros estados brasileiros em meros receptáculos de ideias. Deve ser destacado que essa narrativa hegemônica foi empreendida por parte da elite intelectual nas décadas seguintes ao evento e é fundamental reconhecer que as expressões artísticas, ditas regionais, já haviam incorporado novos temas, linguagens e estéticas em suas produções. Diferenças e divergências no interior dos modernismos foram demonstradas por rupturas e continuidades mais ou menos explícitas como, por exemplo, discordância de opiniões em relação à construção das nacionalidades brasileiras, possibilidade de “deglutir” as influências estrangeiras ou decreto do “jejum” não colonial. Com base nessas provocações iniciais, este dossiê pretende ser um espaço para apresentação de pesquisas voltadas para os diversos modernismos existentes no Brasil, seja dos diferentes campos do conhecimento (ciências sociais e humanas, artes visuais, arquitetura, literatura, teatro e música etc.), seja das diferentes perspectivas e subjetividades historicamente invisibilizadas (de mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, quilombolas, sujeitos do campo, indígenas ou outras que reivindiquem sua voz).

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Biografía del autor/a

Carina Ferreira Lessa, IEB/USP/UNESA

É doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ (2016/bolsa CAPES) e mestre também em Letras Vernáculas pela mesma Universidade (2011/bolsa CAPES). É Bacharel em Letras/ Português-Literaturas pela UFRJ (2009/ bolsa PIBIC). Atuou como docente e desenvolveu projeto de Pós-doutorado na Universidade Vale do Rio Verde (2017/bolsa CAPES), no curso de Mestrado em Linguagem, Cultura e Discurso. Participou da "Escola São Paulo de Ciência Avançada: Disputas em torno do moderno e de projetos de nação", financiada pela FAPESP (IEB/USP). Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no IEB/USP. É professora-orientadora nos cursos de Mestrado e Doutorado em Neurociências e Educação da FICS (Facultad Interamericana de Ciencias Sociales/Paraguay). É professora nos cursos de graduação em Letras e Pedagogia da Universidade Estácio de Sá e atuou no curso de Pós-graduação em Língua Portuguesa e Linguística nos módulos "O ensino da Gramática: como é possível?" e "Tópicos especiais em estudos linguísticos" na mesma Instituição. Foi Professora Formadora Orientadora de TCCs no curso Docência para Educação Profissional e Tecnológica do IFAM/UAB (bolsa CAPES). Desenvolveu materiais didáticos nas áreas de Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Teorias do Discurso e Língua Portuguesa (Unesa). Coordenou projeto de Produtividade e Pesquisa intitulado: "Poesia Sempre: pesquisa e literatura como caminhos para a sociedade contemporânea" (bolsa UNESA/YDUQS) e o Laboratório de Extensão de Pedagogia da Brinquedoteca Ares Unesa - Taquara/R9. Em 2021, foi coordenadora da Comissão Própria de Avaliação da Unesa. É membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC). Participou de bancas de teses de doutorado na UFRJ, dissertações de mestrado na Unincor e TCCs no curso de pós-graduação do IFAM e nos cursos de Letras e Pedagogia da Unesa. Atuou como orientadora de TCCs nos cursos de Letras e Pedagogia, bem como possui experiência em orientação de estágios. Ficcionista, poeta e ensaísta, publica textos em jornais e revistas de grande circulação no Brasil e é colunista nas revistas "Suplemento Araçá" e "Entre poetas e poesias". Atua, principalmente, nos seguintes temas: Memória; Autoria; Cultura; Linguagem; Discurso; Literatura Brasileira; Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas; e Psicologia da Educação.

Pedro Libanio Ribeiro de Carvalho, FCRB

Em 2023, com o projeto Discursos e modernidade: representações do indígena e do caboclo no Centenário da Independência (1910-1930), ganha bolsa do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). Ainda em foi selecionado para participar da Escola São Paulo de Ciência Avançada: modernismo e projetos de nação, organizada pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) e custeada pela FAPESP, realizada entre os dias 03 e 07 de julho, na USP. Ainda em 2023, integrou a equipe de organização do Primeiro Colóquio Modernismos no Rio de Janeiro, formada pelo braço carioca dos participantes da Escola São Paulo que percebeu a importância de promover um desdobramento do debate iniciado na Escola São Paulo. O colóquio foi realizado no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da Praia Vermelha, nos dias 04 e 05 de dezembro, quando foi apresentada comunicação sobre as Modernidade e o debate sobre a catequese indígena. Em 2023, termina o pós-doutoramento no Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo (MAE/USP) no qual pesquisou a transformação da antropologia brasileira por meio das descrições dos objetos indígenas nos Livros de Tombo do Setor de Etnologia e Etnografia do Museu Nacional (RJ) no início do século XX, vinculado ao projeto Museu universitário e museu indígena - usos e acessos às coleções indígenas: novos desafios para os museus (CNPq - Processo 407599 / 2018-5). Em 2019 começa a atuar como parecerista do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Sob coordenação do Prof. Dr. José Ribamar Bessa Freire, é pesquisador da linha de Pesquisa Oralidade, Literatura e Etnossaberes, pertencente ao grupo pesquisa Memória, Cultura e Patrimônio, vinculado à Unirio e liderado pela Profa. Dra. Regina Abreu. Sob coordenação da Profa. Dra. Marília Xavier Cury, participa como pesquisador do grupo de estudos InterMuseologias (Laboratório Interfaces entre Museologias: Comunicação, Mediação, Públicos e Recepção) da Universidade de São Paulo. Em 2024, participa da criação do grupo de pesquisa Modernismos: heranças e horizontes.Graduado em Comunicação Social (1999), foi bolsista de produtividade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Mestrado (2013) e no Doutorado (2017) em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/Unirio). Centra sua produção acadêmica nas áreas de história e patrimônio, com dedicação aos temas ligados à formação da identidade brasileira e à observação da inserção efetiva do indígena na identidade brasileira por meio da formação de coleções etnográficas no Museu Nacional durante o período da Primeira República (1889-1930). Estuda as expedições da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas do Mato Grosso ao Amazonas (1907-1915), chefiadas por Candido Rondon, militar que deu origem ao nome de Comissão Rondon, e a viagem de Edgard Roquette-Pinto à Serra do Norte (1912). Dedica-se a estabelecer relações entre a Comissão Rondon, o Museu Nacional e a imprensa e, nesse contexto, trabalha tais instituições como meios de memória e analisa de que forma práticas, etnossaberes e objetos foram construídos enquanto patrimônio e como este foi elaborado e posteriormente divulgado sob a forma de coleções por meio da imprensa. Atua com pesquisa histórica e iconográfica, tradução, redação, edição e revisão de textos. Possui experiência profissional nas áreas de edição de livros e obras de referência.

Wellington Furtado Ramos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Departamento de Letras, Mestrado em Estudos de Linguagens, Teoria Literária e Estudos Comparados

Citas

LESSA, Carina Ferreira; CARVALHO, Pedro Libanio Ribeiro de; RAMOS, Wellington Furtado. Modernismos ao longo do Século XX. Ágora, 2024.

Publicado

2024-10-23

Cómo citar

FERREIRA LESSA, Carina; LIBANIO RIBEIRO DE CARVALHO, Pedro; RAMOS, Wellington Furtado. Apresentação : dossiê Modernismos no Brasil ao longo do século XX. Revista Ágora, Vitória/ES, v. 35, p. e-20243515, 2024. DOI: 10.47456/e-20243515. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/44603. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Modernismos en Brasil a lo largo del siglo XX