EXPULSANDO COMUNISTAS E FAZENDO A “REVOLUÇÃO”: AS LEMBRANÇAS DO EXÉRCITO SOBRE O GOVERNO DE JOÃO GOULART E A “REVOLUÇÃO DE 1964”

Autores/as

  • Eduardo dos Santos Chaves

Resumen

O presente artigo pretende discorrer sobre a Coleção de depoimentos “1964 – 31 de março: o movimento revolucionário e a sua história”, organizada e publicada pelo Exército entre 2000 e 2003. São diversos os temas abordados nas entrevistas, no entanto, para efeito de análise neste artigo examinarei o eixo temático que constrói uma narrativa “gloriosa” da “Revolução” e, assim, avalia positivamente os vinte e um anos do regime civil-militar. Procuro verificar como se procedeu nos depoimentos a narrativa acerca do governo de João Goulart e a subseqüente construção da “Revolução de 1964” como divisor de águas na história do Brasil Contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

CHAVES, Eduardo dos Santos. EXPULSANDO COMUNISTAS E FAZENDO A “REVOLUÇÃO”: AS LEMBRANÇAS DO EXÉRCITO SOBRE O GOVERNO DE JOÃO GOULART E A “REVOLUÇÃO DE 1964”. Revista Ágora, Vitória/ES, n. 14, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/5030. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos