Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al número actual
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Anais do Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - Anpae/ES
Anais do Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - Anpae/ES
Actual
Archivos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Buscar
Entrar
Número actual
Núm. 3 (2019)
Anais do X Encontro Estadual de Política e Administração da Educação - ANPAE-ES
Publicado:
22-05-2019
APRESENTAÇÃO
Apresentação X Encontro Estadual de Política e Administração da Educação da ANPAE/ES
Comissão Organizadora
PDF (Português (Brasil))
EXPEDIENTE X ENCONTRO ESTADUAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (ANPAE/ES)
Expediente ANAIS X ENCONTRO ANPAE - 2019
PDF (Português (Brasil))
Eixo 1 - Políticas, Curriculos e Práticas
POLÍTICAS DE CURRÍCULO EM AÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REDES DE CONVERSAÇÕES E FUGAS COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
Carlos Pereira de Melo
PDF (Português (Brasil))
AFETOS E POTÊNCIAS QUE EMERGEM DO TRABALHO COLETIVO NO COTIDIANO ESCOLAR
Hociene Nobre Pereira Werneck, Sandra Kretli da Silva
PDF (Português (Brasil))
POLÍTICAS PÚBLICAS E CURRÍCULO: DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
André Luiz da Silva Carreiro, Ana Paula Ribeiro Ferreira
PDF (Português (Brasil))
CURRÍCULO COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL
Elaine Cistina Apolinário de Azevedo, Ivete Gava da Silva
PDF (Português (Brasil))
BREVE HISTÓRICO DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS E A CONTRIBUIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO ATUAL
Ivete Gava da Silva, Elaine Cristina Apolinário de Azevedo
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DEFICITÁRIAS NAS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Patricia Rodrigues Marques Barbosa
PDF (Português (Brasil))
ESCOLA É LUGAR PARA POLÍCIA?
Lívia Camporez Giubert, Sandra Kretli da Silva
PDF (Português (Brasil))
“PROGRAMA ESCOLA VIVA”: ANÁLISE DE UMA ESCOLA EM VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO
Gabriela Nunes de Menezes, Iraciane Rosa de Azevedo
ENSINO HÍBRIDO: CONTRIBUIÇÃO DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Aline Silva Buter Gandra
PDF (Português (Brasil))
PRODUÇÕES CURRICULARES DE UMA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA-ES.
Karine de Abreu Melo, Gabreila Nunes Menezes
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO INFANTIL INFÂNCIAS E CIDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
Alexandra Santuzzi Zuccolotto, Yamilli Karen Rodrigues de Pinho da Matta
PDF (Português (Brasil))
A BNCC E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: QUESTÕES (IM)PERTINENTES
Sandra Renata Muniz Monteiro Monteiro, Simone Lopes Smiderle Alves
PDF (Português (Brasil))
AUTO-ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UFES – VITÓRIA (ES)
Dalva Mendes de França, Edna Castro de Oliveira, Maria Geovana Melim Ferreira
PDF (Português (Brasil))
O CURRÍCULO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE HELVÉCIA-BA
Wellington Ferreira Krull
PDF (Português (Brasil))
Eixo 2 - Políticas de financiamento e relações intergovernamentais
ATORES DE INTERESSE EMPRESARIAL/CORPORATIVO NA COMPLEXA TRAMA DE REDES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O FEDERALISMO EDUCACIONAL COOPERATIVO
Rodrigo Rodrigues
PDF (Português (Brasil))
A INSTITUIÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO SOB O IMPACTO DAEMENDA CONSTITUCIONAL 95/2016 E A (IN)ATUAÇÃO DA SECRETARIA DEARTICULAÇÃO COM OS SISTEMAS DE ENSINO (SASE)
Lilian Marques Freguete, Simone Lopes Smiderle Alves
PDF (Português (Brasil))
NAÇÃO, NACIONALISMO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Rosenery Pimentel do Nascimento Nascimento, Simone Lopes Smiderle Alves, Lilian Marques Freguete, Lorrainy Ferrari
PDF (Português (Brasil))
NAÇÃO, NACIONALISMO E SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Rosenery Pimentel do Nascimento Nascimento, Simone Lopes Smiderle Alves, Lilian Marques Freguete, Lorrainy Ferrari
PDF (Português (Brasil))
Eixo 3 - Políticas de gestão e avaliação
A AVALIAÇÃO EM TURMAS DE SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DEBATE
Danúbia Roberta Pereira Reginaldo, Itamar Mendes Silva
PDF (Português (Brasil))
“A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS, TIOS, AVÓS NOS CONSELHOS ESCOLARES E NO COTIDIANO ESCOLAR.”
Márcia Saraiva Prudencia
PDF (Português (Brasil))
GESTÃO DEMOCRÁTICA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA: RUPTURAS E CONTINUIDADES PÓS 1988
Denise Pinheiro Quadroa, Renata Duarte Simões
PDF (Português (Brasil))
O PEDAGOGO ESCOLAR NO CONTEXTO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO
Paula Oberdá Paiva, Júlia Loyola de Andrade Borges, Thainara Assis da Rocha
PDF (Português (Brasil))
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO EM ÓRGÃOS COLEGIADOS NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Charla Barbosa de Oliveira Macedo de Campos, Eduardo Augusto Moscon de Oliveira
PDF (Português (Brasil))
CONSELHO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR
Larissa Polyanna Molina, Eduardo Augusto Moscon Oliveira
PDF (Português (Brasil))
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A AUTONOMIA DA ESCOLA PÚBLICA EM DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE VITÓRIA
Geruza Marques Roela de Oliveira dos Santos, Larissa Polyanna Molina, Eduardo Augusto Moscon Oliveira
PDF (Português (Brasil))
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES): AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E ACESSIBILIDADE
Josefa Matias Santana, Itamar Mendes da Silva
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DE SE ELABORAR UMA AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Xirlene Paganini Boldrini Dalvi, Ana Paula Ribeiro Fereira
PDF (Português (Brasil))
As contribuições dos estudantes na construção coletiva do projeto político-pedagógico da UMEF "Professor Élson José de Souza"
Arlete Pereira
PDF (Português (Brasil))
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA REDE MUNICIPAL DE VITÓRIA: DESAFIOS DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA
Maria Nilceia de Vieira, Girlene Gobete, Rosenery Pimentel do Nascimento, Aneleh Karina Sampaio
PDF (Português (Brasil))
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: COMO OCORRE NO ENSINO FUNDAMENTAL I
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: PARCERIA PÚBLICO PRIVADA NA ESFERA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO E NAS REDES DE VITÓRIA E SERRA
PDF (Português (Brasil))
GESTÃO DEMOCRÁTICA E A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Patricia Teixeira Moschen Lievore, Douglas Christian Ferrari de Melo
PDF (Português (Brasil))
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E OS CONTEXTOS DE VIDA DE CRIANÇAS EM CONDIÇÃO DE POBREZA E EXTREMA POBREZA
Shellen de Matiazzi, Renata Duarte Simões
Eixo 4 - Políticas de formação, valorização e condições de trabalho dos profissionais da educação
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DO CAMPO EM TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Sabrina Stein, Charles Moreto
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTÍNUA E PEDAGOGOS QUE ATUAM COMO COORDENADORES PEDAGÓGICOS: POSSIBILIDADES FORMATIVAS PARA A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SERRA-ES
Karine de Abreu Melo
PDF (Português (Brasil))
A FENOMENOLOGIA NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: DIÁLOGOS COM PROFESSORES NUM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Jannaina Calixto de Lima, Vitor Gomes
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES DE UMA PEDAGOGA INICIANTE SOBRE SEU PAPEL: RELATOS E DIÁLOGOS – FENOMENOLÓGICOS
Isabel Cristina Dose Lage de Almeida, Vitor Gomes
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: AVALIANDO UM CURSO DESENVOLVIDO NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES
Nazareth Vidal da Silva, Maria José Carvalho Bento
PDF (Português (Brasil))
GESTÃO DEMOCRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL SANDRA APARECIDA MACHADO
Isabel Matos Nunes
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE SERRA-ES: DOCÊNCIA QUE SE DESLOCA NO PLANO DA VIDA EM IMANÊNCIA
Eliana Aparecida de Jesus Reis
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES, ESTÉTICA E REFLEXÃO DOCENTE: ANÁLISE DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE TEMPO INTEGRAL VITÓRIA - ES
Gabriela Nenes de Menezes
PDF (Português (Brasil))
A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: APONTAMENTOS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Valdete Côco, Maria Nilceia de Andrade, Vieira, Kallyne Kafuri Alves
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO ATUANTE NOS PROCESSOS FORMATIVOS E SUAS INFLUÊNCIAS: PESQUISA-AÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE MARATAÍZES-ES
Franciele Dalapícola dos Santos, Maria José Carvalho Bento, Nazareth Vidal da Silva
PDF (Português (Brasil))
As tecnologias digitais no ensino do esporte em debate na formação continuada de professores
Jalber Boa Camilo
PDF (Português (Brasil))
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E FORMAÇÃO DOCENTE: VIVÊNCIAS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
Maria Nilceia de Andrade Vieira, Elda Alvarenga
PDF (Português (Brasil))
Eixo 5 - Políticas de educação, diferenças e inclusão
LEITURA QUE LIBERTA:UMA VIAGEM PARA ALÉM DAS GRADES
Maria da Penha Ribeiro Corona
PDF (Português (Brasil))
IMPLICAÇÕES DE CUIDADORES NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES PÚBLICO- ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM CASTELO-ES
Paulo Roberto Bellotti Vargas
PDF (Português (Brasil))
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A ESCOLA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Marcelo Dobrovoski
PDF (Português (Brasil))
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ARTICULADAS ENTRE O PROFESSOR REGENTE E O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Letícia Batista Silva Berger
PDF (Português (Brasil))
A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS POLÍTICAS LEGISLATIVAS
Rosemar Santos Soares
PDF (Português (Brasil))
CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A APLICABILIDADE DA LEI No 10639/2003 NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
Yamilia de Paula Siqueira
PDF (Português (Brasil))
INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DAS PERCEPÇÕES DOCENTES AOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Sirlei Ferreira da Silva Goularte
PDF (Português (Brasil))
A ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO DA MULTISSERIAÇÃO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Irani da Silva de Jesus
PDF (Português (Brasil))
INCLUSÃO ESCOLAR NO IFES – CAMPUS VENDA NOVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PELA VIA DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Sirlei Ferreira da Silva Goularte
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE DESCRITIVA EM ÂMBITO NACIONAL DAS MATRÍCULAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL (2007 A 2017)
Kalinca Costa Pinto das Neves, Franceila Auer
PDF (Português (Brasil))
O LUGAR DAS CRIANÇAS POMERANAS NOS DOCUMENTOS NORMATIVOS E NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: AUSÊNCIAS, RESISTÊNCIAS E LUTAS COTIDIANAS
Rosali Rauta Sille
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO NORTE DO ESPÍRITO SANTO: GESTÃO E FORMAÇÃO
Isabel Matos Nunes
PDF (Português (Brasil))
Eixo 6 - Educação e trabalho. educação profissional e ensino superior
A assistência estudantil e sua relevância para a permanência e formação integral do aluno
Kamilla Berardinelli Scarpini
PDF (Português (Brasil))
Ensino médio integrado: uma travessia para formação omnilateral?
PDF (Português (Brasil))
Eixo 7 - Políticas de educação ambiental, educação e CTSA e humanidades
OS CLÁSSICOS NUNCA SAEM DE MODA: EXPERIÊNCIAS NAS AULAS DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro, Yamilia de Paula Siqueira
PDF (Português (Brasil))
GRUPO DE ESTUDO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSTRUÇÃO DE PLANO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADANIA
Ivone Liphaus Almeida, Sidnei Quezada Meireles Leite
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SAÚDE MENTAL E TRABALHO EM EDUCAÇÃO: CARTOGRAFANDO MOVIMENTOS DE ENFRENTAMENTO AO ADOECIMENTO MENTAL
Marcela Fraga Gonçalves Campos
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MEMÓRIAS DO PARQUE MOSCOSO
Larissa Franco de Mello Aquino Pinheiro
PDF (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO TEMA GERADOR DA CONSCIENTIZAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE DOS ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Edilene Machado dos Santos
PDF (Português (Brasil))
NO COLETIVO FORMATE SOMOS OS SUJEITOS DA HISTÓRIA
Edilene Machado dos Santos
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O TERRITÓRIO CIDADE E A ROTA DO CONHECIMENTO (VITÓRIA – ES)
Livia Scheiner, Maria das Graças Ferreria Lobino
PDF (Português (Brasil))
O PATRIMÔNIO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO DO MUNICÍPIO DE SERRA/ES E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS NO CONTEXTO DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA
Franciele Teixeira da Silva Polez, Eduardo Augusto Moscon Oliveira
PDF (Português (Brasil))
Ver todos los números
Desarrollado por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as