Abrigo, prisão ou proteção? violência estatal contra crianças e adolescentes negros abrigados.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.23813

Resumen

Este estudo almeja problematizar a relação existente entre os conceitos de abrigo, proteção, prisão, crianças e adolescentes e o Estado, assim como pretende evidenciar os significados dessas ideias nos marcos do capitalismo. Partimos do pressuposto de que o Estado é classista, racista e seletivo ao exercer seu papel. Os altos índices de acolhimentos no Brasil evidenciam essa violência programada. Para analisar esses processos adotamos como metodologia a revisão bibliográfica e análise documental. Concluímos que o Estado é o maior violador dos direitos sociais, sobretudo, de crianças e adolescentes negros abrigados nas regiões periféricas do Rio de Janeiro, tendo apoio do racismo e das determinações de gênero e classe social. Além disso, que o acolhimento provoca impactos negativos na subjetividade dos abrigados, deixando marcas inapagáveis, sendo fundamental enfrentar essa problemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Cristina dos Santos Saraiva, UERJ

Atualmente é doutoranda do PPGSS - UERJ. Possui Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). É Especialista em Políticas Sociais e Intersetorialidade pelo Instituto Fernandes Figueira- FIOCRUZ- UNIRIO (2018). Atuou como Assistente Social da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias entre 2015 a 2017. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política social, assistencialização das politicas sociais, infância e juventude, risco e vulnerabilidade social, racismo.

Publicado

31-08-2019

Cómo citar

Saraiva, V. C. dos S. (2019). Abrigo, prisão ou proteção? violência estatal contra crianças e adolescentes negros abrigados. Argumentum, 11(2), 76–92. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.23813