Retratos da Reforma Psiquiátrica: aproximações entre Brasil e Espanha

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29144

Resumen

Este artigo apresenta uma análise qualitativa das experiências de desinstitucionalização no Brasil e na Espanha, de modo a construir retratos dos processos de reforma psiquiátrica, dentro de um contexto recente de crise que ameaça os princípios reformistas. Para a realização deste estudo, utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa e a pesquisa documental. As análises indicaram que apesar das particularidades históricas e culturais e das diferenças nos arranjos organizacionais da atenção psicossocial que permeiam as experiências nestes países, ambos adotam a desinstitucionalização como principal característica de seus processos de reforma. Conclui-se que, na atual conjuntura, o projeto contemporâneo de reforma enfrenta três grandes desafios: desmontar a estrutura manicomial, fortalecer o modelo de atenção psicossocial e combater a lógica asilar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafael Nicolau Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pertencente ao Departamento de Serviço Social do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Pesquisador do Setor de Estudos e Pesquisa em Saúde e Serviço Social (SEPSASS). Doutor em Sociologia pela UFPB com período sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL) em Portugal com bolsa concedida pelo CNPq. Mestre em Serviço Social pela UFPB (2008); Especialista em Programa Saúde da Família (PSF) pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA (2005); Graduado em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2004).  Exerceu a Coordenação Adjunta do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde/UFPB); foi Tutor Colaborador do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde), Eixo Rede de Atenção Psicossocial. No âmbito da pesquisa trabalha principalmente os seguintes temas: Política de Saúde, Programa Saúde da Família, Interdisciplinaridade, Saúde Mental, Intersetorialidade e Avaliação de Políticas Públicas.

Antonia Picornell-Lucas, Universidade de Salamanca

Professora Titular da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Salamanca (USAL). Doutora em Educação pela USAL (2003). Graduada em Filosofia e Ciências da Educação (1994) e em Serviço Social (1992). 

Publicado

29-08-2020

Cómo citar

Carvalho, R. N., & Picornell-Lucas, A. (2020). Retratos da Reforma Psiquiátrica: aproximações entre Brasil e Espanha. Argumentum, 12(2), 107–124. https://doi.org/10.18315/argumentum.v12i2.29144