Ensino Remoto Emergencial na ESS-UFF no contexto da pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36909

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar as estratégias político-pedagógicas de enfrentamento utilizadas pela ESS- UFF no Ensino Remoto Emergencial e analisar as disputas de projetos educacionais no âmbito da Universidade Pública no contexto das relações antagônicas de classes na sociedade capitalista brasileira.  Em seguida, articulado a esta exposição, abordaremos a implementação do ERE na Universidade Pública, trazendo dados que vão subsidiar as estratégias traçadas pela ESS para se contrapor à transposição integral do currículo para esta modalidade. Ao final, refletindo esta experiência, indica-se a necessidade de estarmos atentos aos desdobramentos do ERE para a Universidade Pública, o ensino presencial e o processo formativo em Serviço Social. Este artigo baseou-se em pesquisa bibliográfica e documental, adotando a perspectiva teórico marxista.

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Biografía del autor/a

Priscila Keiko Cossual Sakurada, Universidade Federal Fluminense

Assistente Social (UFES), Mestre em Serviço Social (UFRJ), Doutora em Serviço Social (UFRJ), Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da UFF-Niterói.

Ebe Campinha dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Assistente Social formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestre em Serviço Social (1997) e doutora em Serviço Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da UFF. Atualmente é Vice Coordenadora do Curso de Graduação em Serviço Social (SGS-UFF) e compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Publicado

30-04-2022

Cómo citar

Sakurada, P. K. C., & Santos, E. C. dos. (2022). Ensino Remoto Emergencial na ESS-UFF no contexto da pandemia. Argumentum, 14(1), 85–98. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.36909