Para que o futuro não fique para trás: a universidade brasileira e o enigma do bolsonarismo

Autores/as

  • Lalo Watanabe Minto Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37848

Resumen

Neste artigo, colocamos em relevo as contribuições do estudo Fascistização e educação superior: o futuro da universidade pública em xeque, em que Kátia Lima e Janaína Duarte investigam os rumos da educação superior pública no Brasil pós-2016. De forma dialogada, tratamos de algumas das questões que caracterizam essa educação à luz das particularidades do desenvolvimento dependente e da sua configuração na quadra histórica atual, com o ascenso neofascista. Quando foi possível, propusemos outros elementos para se somarem às análises já apresentadas pelas autoras. Nas considerações, indicamos que o estudo traz uma importante contribuição para a compreensão da conjuntura presente e para as lutas vindouras em defesa da educação superior pública no Brasil.

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Biografía del autor/a

Lalo Watanabe Minto, Universidade de Campinas

Economista. Doutor em Educação. Docente do Departamento de Filosofia e História da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. (Unicamp, Campinas, Brasil).

Publicado

30-04-2022

Cómo citar

Minto, L. W. . (2022). Para que o futuro não fique para trás: a universidade brasileira e o enigma do bolsonarismo. Argumentum, 14(1), 26–37. https://doi.org/10.47456/argumentum.v14i1.37848