Crise e mercantilização da loucura sob a égide do conservadorismo brasileiro

Autores/as

  • Amanda Silva de Jesus Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sandra Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.39996

Resumen

Este estudo pretende refletir acerca das medidas consolidadas no campo da saúde mental no contexto de crise estrutural do capital e de aprofundamento do conservadorismo na conjuntura brasileira a partir dos governos de Michel Temer (2016-2018) e Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Busca apontar como as ações implementadas a partir do governo de Michel Temer impactaram a garantia dos direitos adquiridos, afetando diretamente a Política de Saúde Mental. Por fim, visa apreender, por meio de revisão bibliográfica de natureza qualitativa, como as contrarreformas consolidadas por ambos os governos afetaram a Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, aprofundando as expressões da questão social já existentes e corroborando o reavivamento de propostas manicomiais que fizeram retroceder as conquistas sociais estruturadas a partir do Movimento de Reforma Psiquiátrica iniciado na década de 1980.

Palavras-chave: Crise. Direitos Sociais. Contrarreformas. Conservadorismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Silva de Jesus, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Assistente Social. Mestra em Política Social. Tutora na Especialização em Gênero, raça, etnia e sexualidade na formação de educadores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB, Teixeira de Freitas, Brasil).

Sandra Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Assistente Social. Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. (UFJF, Juiz de Fora, Brasil). Professora Substituta do Curso de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. (UFVJM, Teófilo Otoni (MG), Brasil).

Publicado

30-09-2023

Cómo citar

Jesus, A. S. de, & Santos, S. R. dos. (2023). Crise e mercantilização da loucura sob a égide do conservadorismo brasileiro. Argumentum, 15(3), 231–247. https://doi.org/10.47456/argumentum.v15i3.39996