APLICAÇÃO DA LOGÍSTICA VERDE NO TRANSPORTE DE CARGAS
GREEN LOGISTICS PRACTICES IN CARGO TRANSPORT
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de Logística Verde e sugerir boas práticas relativas ao transporte de cargas. Para isto, utilizou-se a revisão da literatura nacional e internacional para extrair dados relativos sobre a temática em questão. Como resultado, encontrou-se um total de 28 boas práticas relacionadas a gestão ambientalmente sustentável do transporte de cargas. A contribuição deste trabalho apresenta-se na divisão destas boas práticas em grupos, conforme sua área de atuação, permitindo a melhor visualização desta ação em áreas específicas de uma empresa. Sugere-se para trabalhos futuros o estudo das boas práticas identificadas aplicadas a empresas apresentando resultados quantitativos sobre esta transição.
Downloads
Referências
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: rompendo a dicotomia na educação. Videtur (USP). São Paulo. v. 23, n.1, p. 5-16, 2003. Disponível em http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm . Acesso em: 26 jan. 2018.
ARAUJO, Valéria Amorim Arantes de. Cognição, afetividade e moralidade. Educação e Pesquisa. São Paulo: Faculdade de Educação/ USP, v. 26, n. 2, p. 137-153, 2000.
BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Contribuições para o trabalho com valores em Educação Ambiental, Ciência & Educação, Bauru, V.14, n.2, p.295-306, 2008a.
BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Educação Ambiental e Educação em Valores em um programa de formação docente. EEC Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 2, p. 313-336, 2008b.
¬¬¬BONOTTO, Dalva Maria Bianchini. Formação docente em educação ambiental utilizando técnicas projetivas. Paidéia (Ribeirão Preto), Ribeirão Preto, v.15, n.32, p.433-440, dez. 2005 . Disponível em: http://www.SciELO.br/SciELO.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2005000300013&lng=en&nrm=iso. Acesso em 26 jan. 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros nacionais. Brasília: MEC, v.1, 1997a, 126p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Meio Ambiente, Saúde. Brasília: MEC/SEF, v.1, 1997b. 126p.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Brasília. DF. 2012
CARVALHO, Luiz Marcelo. de. A Educação Ambiental e a formação de professores. In: Panorama da educação ambiental no ensino fundamental, Brasília: MEC, SEF; 2001. pp- 55-64.
DINIZ, Renato Eugenio Da Silva; MANZANO, Maria Anastácia. A Temática ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental, Pesquisa em Ensino de Ciências: contribuições para formação de professores, 5 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004, pp.153-172.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 895 p.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica, Apostila do Curso de Especialização em Comunidades Virtuais de Aprendizagem - Informática Educativa, Fortaleza: UEC, 2002. 127p.
GASPARIN, João Luiz. Uma didática para uma pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2011.
GASPARIN, João Luiz; PETENUCCI, Maria Cristina. Pedagogia Histórico-Crítica: Da Teoria à Prática no contexto Escolar. Paraná: 2007. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 26 de jan. 2018.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA, 2004. p. 24-34.
JACOBI, Pedro. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa [online]. 2003, n.118, pp.189-206.
LOPES, José Sérgio Leite. Sobre processos de "ambientalização" dos conflitos e sobre dilemas da participação. Horizonte antropológico [online]. 2006, vol.12, n.25, pp.31-64.
MEDINA, Naná Minnini. A formação dos professores em Educação Ambiental. In: BRASIL. Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001, p. 17-24.
OLIVA, Angela Donato et al. Razão, emoção e ação em cena: a mente humana sob um olhar evolucionista. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 1, p. 53-61, abril. 2006 .
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. 3 Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002. 141p.
REIS, Maria Dulce. Por uma nova interpretação das doutrinas escritas: a filosofia de Platão é triádica. Kriterion, Belo Horizonte, v. 48, n. 116, p. 379-398, dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2007000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em 26 jan. 2018.
SABIÁ, Irene Rosa. A escola e a educação ambiental. Relato de experiências. In: CASCINO, F. JACOBI, P., OLIVEIRA, J.F.D. Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: Secretaria de Meio Ambiente, Coordenadoria de Educação Ambiental, 1998, p.25-26.
SILVA, Rosana Louro Ferreira. Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 02, p. 277-298, ago.2010.
SOUZA, M. T. C. C. As relações entre afetividade e inteligência no desenvolvimento psicológico. Psicologia: teoria e pesquisa. Brasília, 2011, 249-254.
TBILISI, Algumas Recomendações da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental aos Países Membros, Tbilisi, CEI, de 14 a 26 de outubro de 1977.. Disponível em: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/coea/Tbilisi.pdf-. Acesso: 26 jan.2018.
TEIXEIRA, Catarina; ALVES, Jacqueline Magalhães. Mobilização do conhecimento socioambiental de professores por meio do desenvolvimento de ações para conservação de nascentes urbanas. Ensaio Pesquisa. Educação em Ciências. (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 17, n. 3, p. 769-792, Dez. 2015 .
TEIXEIRA, Cristina; TORALES, Marília Andrade. A questão ambiental e a formação de professores para a educação básica: um olhar sobre as licenciaturas. Educar em Revista, n. 3, p. 127-144, 2014.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3/2014, p. 145-162.
WEID, Nahyda Franca von der. A formação de professores em educação ambiental à luz da Agenda 21. In: PÁDUA, S. M.; TABANEZ, M. F. (Orgs.). Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil. Brasília: IPE, 1997. 283 p.
WOLLMANN, Ediane Machado et al. A formação de professores para a inserção da prática ambiental: um relato de experiência. ETD - Educação Temática Digital, v. 16, n. 3, p. 532-550, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.